Eleitores enfrentam filas no último dia para recadastramento biométrico
Centenas de eleitores deixaram para regularizar a situação junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nas últimas horas e enfrentam filas em diversos pontos do Grande Recife. Após ser prorrogado, o prazo para recadastramento biométrico, emissão do primeiro título e mudança de domicílio eleitoral termina nesta quarta-feira (4).
O posto do TRE dentro do Forte das Cinco Pontas, na área central do Recife, amanheceu com uma fila enorme que já está contornando todo o quarteirão. Estão sendo distribuídas 520 fichas para os eleitores que agendaram o atendimento pelo site do TRE e 600, sendo 100 para atendimento prioritário, para as pessoas que não fizeram o agendamento. No Recife, o processo de recadastramento biométrico foi concluído em 2014, mas muitas pessoas buscam o alistamento, transferência e revisão do título de eleitor.
Em Olinda, muitas pessoas também aguardam em frente ao posto localizado em um prédio da Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), na Rua de São Bento. De acordo com funcionários do local, só os eleitores que realizaram o agendamento no site vão ser atendidos porque o posto não comporta o grande número de pessoas que busca o serviço. A Polícia Militar está tentando conter a população.
Para realizar o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento que comprove a residência no município em que será feita a coleta biométrica. Quem pretende mudar a cidade onde irá votar precisa provar que trocou de endereço há pelo menos três meses.
No último dia 27, o TRE homologou a revisão do eleitorado, pois já havia recadastrado 80% do público estimado para a biometria. Nas próximas eleições serão 74 cidades com mais de 3 milhões de eleitores identificados pelas digitais, cerca de 50% do eleitorado do Estado.