Clipagens

Izabela Domingues e os desafios de formar novos publicitários



Dizem que a propaganda é a alma do negócio. Mas, para o renomado publicitário Nizan Guanaes, propaganda é o negócio da alma. E não é que é mesmo? Sem alma, ninguém cria um comercial de TV curioso e diferente, vira noites desenvolvendo um profundo planejamento estratégico, dá conta de formular um plano de mídia eficaz quanto tudo virou mídia e não vai mais parar de virar. Ser publicitário é ser, de corpo e alma, alguém criativo, curioso e apaixonado pelo que faz. Todos os dias do ano. Todos os segundos do dia.

Entrevista

Portal Neurônio - Quais são as principais características desses novos publicitários que acabaram de se formar e estão entrando no mercado de trabalho?
 
Izabela - São profissionais atentos, curiosos, conectados com o mundo digital e com a nova propaganda mundial. Tem muita gente talentosa entrando no mercado, com a cabeça aberta e muitas referências sobre mídia na atualidade.

Portal Neurônio - O que um jovem publicitário precisa ter para se dar bem fora da sala de aula?
 
Izabela - Propositividade e curiosidade. Ser curioso é o primeiro passo para estar sempre crescendo, abrindo os horizontes, ampliando as fronteiras. E se, além de curioso, for propositivo, não ficar parado esperando as oportunidades chegarem, não tem pra ninguém.
 
Portal Neurônio - Quais os desafios na hora de formar jovens que entram muito cedo na faculdade e quase sempre com uma ideia fantasiosa sobre o que é ser um publicitário?
 
Izabela - Dar informação, formação e criticidade. Não somente para atuarem como publicitários, mas como cidadãos do século XXI.
 
Portal Neurônio - Internet e tecnologia em geral  já  faz parte da vida dos brasileiros . A publicidade, inclusive, já se vale das redes sociais,por exemplo,  como forma de aproximação com público alvo. Como as instituições de ensino vêm e acompanham essas transformações?
 
Izabela - O século XX foi o século da contemplação. Contemplávamos anúncios, comerciais de TV. O século XXI é o século da interação. Queremos interagir com as marcas e com as outras pessoas. As instituições de ensino superior, na sua maioria, me parecem atentas a isso e conectadas com o temo presente.
 
Portal Neurônio  - Como você vê a publicidade hoje e os novos rumos que ela está tomando?

Izabela - A publicidade mudou muito e vai continuar mudando. Hoje é plural, colaborativa, muito mais desafiadora. A ordem é não ficar parado no tempo e no espaço.

Izabela Domingues é publicitária, doutoranda em Comunicação Social, sócia-diretora da Consumix Consultoria e coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas Aeso Barros Melo.



Da Redação do Portal Neurônio

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar