Pequeno Encontro da Fotografia começa nesta quarta
Desta quarta a sábado (21 a 24), a arte fotográfica vai ocupar equipamentos públicos, praças e ruas do Sítio Histórico de Olinda dentro da segunda edição do Pequeno Encontro da Fotografia. O evento, realizado com incentivo do Funcultura, leva à cidade uma série de oficinas, exposições, palestras e ações educativas que têm como objetivo promover o diálogo entre diversas linguagens e mídias situadas no campo da fotografia. A abertura oficial acontece nesta quarta (21), às 19h, com a abertura simultânea de 15 exposições em diferentes pontos da região.
Se a primeira edição do evento, realizada em dezembro de 2012, se voltava para as mudanças da fotografia frente às novas tecnologias, desta vez o evento ajusta seu foco na variedade de áreas de atuação e experimentação do fazer fotográfico. Para isso, o público vai ser convidado a imergir no universo imagético a partir de diálogos com nomes consagrados da fotografia nacional, como Ricardo Hantzschel, João Castilho, João Urban, Gilvan Barreto, Felipe Russo e Patrícia Gouvêa.
De acordo com Mateus Sá, que coordena o evento ao lado de Maria Chaves e Eduardo Queiroga, o objetivo do evento é democratizar o acesso à fotografia para a população. "Nossa intenção é agregar os interessados em fotografia e formar um maior público dessa arte no Estado. Nesta segunda edição, preservamos a mesma lógica do encontro anterior, dividido em oficinas, leituras de portfólio, expedição fotográfica e discussões com profissionais conceituados", afirmou o organizador.
Entre as 15 exposições do evento, estão a inédita no Nordeste “Aproximações”, do curitibano João Urban (PR), no Salão do Mercado da Ribeira. O artista reúne cerca de 20 imagens que registram o cotidiano de imigrantes europeus e de seus descendentes em cidades do Sul do País. Outros destaques são “Minha Olinda”, de Roberto Rômulo, que fica em cartaz no restaurante Tribuna Sabores Ibéricos, e "Entre", de Chico Ludermir, montada na galeria da Faculdade Aeso Barros Melo. A coordenação do evento destaca que, após a abertura, o público deve consultar os horários de funcionamento de cada espaço expositório.
Serão realizadas três oficinas temáticas, com João Urban (PR), Felipe Russo (SP) e Ricardo Hantzschel (SP), com vagas já preenchidas por uma convocatória. Durante o evento, o público vai poder conferir projeções de trinta minutos com trabalhos de fotógrafos de vários estados, ao ar livre, na Praça do Carmo, a partir das 19h. Na quinta e na sexta, logo na sequência, acontecem palestras, também abertas ao público. Na quinta, Gilvan Barreto fala sobre o processo de criação do elogiado "O Livro do Sol", enquanto Patrícia Gouvêa se debruça sobre a relação entre fotografia, tempo e pesquisa artística, com mediação do professor José Afonso Jr. Na sexta, a discussão vai reunir Ricardo Hantzschel, que fala sobre fotografia e educação, e João Castilho, com o tema “Caosmundo”, mediados pela pesquisadora Ana Lira.
EXPEDIÇÃO - No sábado, das 14h às 17h, o evento realiza uma expedição fotográfica pelo Sítio Histórico de Olinda. O ponto de partida será em frente à Igreja do Amparo.
LIVROS - No evento, serão divulgados “Imagens Posteriores” (2012), de Patricia Gouvêa; “Hotel Tropical” (2013), de João Castilho; e “O Livro do Sol” (2014), de Gilvan Barreto.