Português/Aeso conquista Brasileiro Adulto
O Português/Aeso conquistou, neste final de semana, a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Adulto, em Maringá, no Paraná. O título foi obtido de forma invicta, com cinco vitórias em cinco confrontos. Esta foi a sétima vez que as lusas terminaram em primeiro lugar no Nacional, se tornando o clube mais vencedor do século e primeiro colocado no ranking nacional da modalidade.
A equipe comandada pelo técnico Cristiano Rocha derrotou o FURB, de Santa Catarina, por 25x22. “Na primeira fase tivemos três jogos consideravelmente fáceis (32 x 23 Osasco/SP, 28 x 23 Cascavel/PR e 47 x 12 Santos /AP). Na semifinal, encaramos as donas da casa do Maringá, quando ganhamos por 28x25. A mesma diferença de gols da decisão. Dois jogos dificílimos, onde nossa equipe precisou se comportar de forma muito disciplinada em quadra”, afirmou o treinador Cristiano Rocha.
O Português/Aeso chegou ao Brasileiro com uma equipe cheia de jogadoras que atuavam pela primeira vez no Brasileiro adulto. “O diferencial é que esta geração já conquistou todos os títulos possíveis nas categorias de base. Algumas delas ainda são juvenis e júnior, categorias que já vencemos neste ano. Fechamos o primeiro semestre com os três títulos”, declarou o diretor de Esportes do Português/Aeso, Felipe Rego Barros.
Além do título, o Português/AESO (PE) foi destaque na seleção do campeonato. As atletas lusas levaram o prêmio de destaque nas posições de goleira, com Renata Arruda, ponta direta, com Ana Cecília, ponta esquerda, com Dayana Rodrigues, e pivô, com Camila Maia. Além delas, Carolline Minto, da Abluhand/FURB (SC), foi destaque entre as armadoras direita, Mariana, da PM Maringá/Unimed/Uningá (PR), foi a melhor armadora esquerda, e Thais Marcondes, do Osasco (SP), foi a melhor central.
Na disputa pelo terceiro lugar, Osasco (SP) e PM Maringá/Unimed/Uningá (PR) fizeram jogo equilibrado, mas no fim as paulistas bateram as donas da casa por 30 a 28. A decisão pelo quinto lugar também foi marcado pelo forte equilíbrio. FAG/Cascavel/02 (PR) e ADJF/Independência Trade/Ser-Paulínia (MG) fizeram grande jogo, com vitória das mineiras por 29 a 28. O sétimo lugar ficou com o Santos (AP).