Português/Aeso estreia na 2ª fase da Liga Nacional
Invictas há mais de oito anos no âmbito regional, as atletas do Clube Português/Aeso querem alçar voos maiores a partir desta quarta-feira (11). Bicampeãs da Conferência Nordeste jogando no mais alto nível, as pernambucanas estreiam na segunda fase da Liga Nacional de Handebol Adulto Feminino, que segue até o próximo sábado (14), às 19h, diante do Blumenau/SC. A equipe catarinense jogará em casa nesta fase da competição.
Embaladas pelo bom desempenho na Conferência Nordeste e do título conquistado contra o Fortaleza, no Ceará, as meninas do Português/Aeso esperam fazer uma campanha melhor que a do ano passado, quando ficaram em 5º lugar. No Grupo B do campeonato, ao lado de Blumenau, Rio Negro (AM), Força Atlética (GO) e das atuais campeãs do Pinheiros (SP), as comandadas do técnico Cristiano Rocha vão em busca de figurar entre os quatro principais times da Liga.
“Vamos pra uma competição bem dura, que é essa fase de quartas de final e encontraremos adversárias de perfis profissionais e que recebem salários altos para a realidade do handebol nacional. Queremos fazer história e tentar pela primeira vez ser uma equipe do Nordeste a chegar à semifinal. Apesar de termos perdidos duas jogadoras para o handebol espanhol, nos reforçamos bem e conseguimos suprir essas perdas”, disse Cristiano, em tom otimista.
Além do Português/Aeso, Cristiano treina a seleção brasileira juvenil feminina. Experiente, ele sabe que para vencer uma competição deste nível é preciso um trabalho muito eficiente.
“A nossa preparação já vem sendo feita desde o início do ano. São dois expedientes por dia, de segunda à sexta-feira. Um trabalho de musculação, de força e de quadra, que o Português desempenha muito bem desde 2004. Mas sabemos que vamos enfrentar grandes adversárias do mais alto nível e que são tão preparadas quanto nós”, declarou o treinador, que também é auxiliar na seleção brasileira adulta feminina.
Entre os destaques do time estão Priscilla Annes, melhor meia-esquerda da Conferência Nordeste; Talita Correia, melhor armadora central; Ana Cecília, melhor ponta-direita; e Dayana Rodrigues, melhor ponta-esquerda. Donas de títulos regionais, nacionais e internacionais, elas têm experiência de sobra para ajudar o clube na Liga Nacional.
“Temos que nos impor mais dentro de quadra. A competição tem um peso muito grande e não podemos fazer igual ao ano passado, quando enfrentamos a equipe de Blumenau na casa deles e os deixamos abrir uma vantagem. Depois ficou complicado para nós corrermos atrás. Então, temos que colocar em prática o que trabalhamos durante todo o ano e fizemos na etapa do Nordeste. Sabemos do nosso potencial”, falou Dayana, que defende as cores do Português desde 2005.
No Grupo A, no qual as partidas são realizadas na cidade de Concórdia/SC estão as seguintes equipes: UnC/Concórdia (SC), Adalberto Valle (AM), Fortaleza/IFCE (CE), UNIP/São Bernardo (SP) e AA UNB Handebol (DF).
Confira os jogos do Português/Aeso na Liga Nacional:
11/10 - 19h - Blumenau (SC) x Português/Aeso (PE)
12/10 - 17h - Pinheiros (SP) x Português/Aeso (PE)
13/10 - 17h - Português/Aeso (PE) x Rio Negro (AM)
14/10 - 15h - Português/Aeso (PE) x Força Atlética (GO)
Fonte: Folha PE/ Esportes