Quais são os estudos para se tornar um fotógrafo profissional?
Índice de matérias
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Cursos livres: escolas no Brasil
“O tempo corre, escorre e a morte é a única que o alcança. A fotografia é um impulso espontâneo de uma atenção visual perpétua, que captura o instante e sua eternidade. » – Henri Cartier-Bresson
Imortalizar momentos da vida cotidiana é um hobby para você? Então por que não fazer uma formação na área?
Antes de mais nada, lembre-se, primeiramente, de que a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada no Brasil. Isso quer dizer que você não precisa ter ensino superior completo para exercer a sua profissão. Bem, caso você queira se tornar fotógrafo da noite para o dia é possível. Mas…. nós recomendamos o mínimo de conhecimento técnico e de experiência para poder se lançar no mercado com mais segurança.
Se você tem disponibilidade para estudar, saiba que existem muitas opções de cursos em diferentes cidades brasileiras.
Bacharelado, cursos de tecnólogo, cursos de extensão e cursos livres de curta, média ou longa duração: há diversidade para todos aqueles desejam aprender a fotografar de maneira profissional!
Descubra como se tornar um fotógrafo no Brasil!
(4 notas)
Precisando de um professor de fotografia?
Aproveite, a 1a aula é gratuita!
Conheça nossos professores
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Quais as formações possíveis em fotografia?
O bacharelado é um curso de longa duração voltado para aqueles que desejam se aprofundar e se profissionalizar em artes visuais.
Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.
Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!
Em todo caso, não importa em qual segmento você deseja atuar, há opções de curso de qualidade em fotografia pelo Brasil afora. Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação:
O Senac SP é a primeira delas. Segundo a instituição, o curso tem como objetivo propiciar ao estudante uma sólida formação fotográfica, relacionada com o pensar e o produzir imagens, proporcionando o domínio das múltiplas dimensões que constituem o trabalho do fotógrafo contemporâneo.
Por se tratar de um bacharelado, com duração de 4 anos, evidencia-se a possibilidade de uma formação ligada à Fotografia, mais abrangente, que, para além da técnica fotográfica, envolve discussões dentro dos campos da Comunicação e da Arte. O bacharel em fotografia além de estar capacitado como fotógrafo, apresenta repertório histórico, estético e comunicacional amplo.
Afinado com o estado da arte fotográfica, o curso tem ênfase na fotografia digital. No entanto, por preocupar-se com a evolução da técnica e da linguagem da fotografia, preserva o estudo dos processos analógico e fotoquímico.
Neste curso o aluno terá formação para atuar nos diversos segmentos de mercado, como por exemplo: os estúdios, a moda, a arquitetura, a ciência, a imprensa, o audiovisual, a publicidade, as empresas etc. Para além desses segmentos, com o domínio da linguagem fotográfica, o aluno estará capacitado para a gestão de acervos fotográficos, o exercício da crítica em fotografia e em processos gráficos, para discutir os usos dessa linguagem, suas apropriações e importância contemporânea. Poderá atuar como pesquisador e professor, abarcando a atuação acadêmica. Além disso, o estudante é estimulado a desenvolver trabalhos autorais, utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão artística.
As Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso), em Olinda (PE), também oferece o curso, que tem uma duração de 7 semestres.
Segundo a Instituição, o bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo é o primeiro da área no Norte/Nordeste e o segundo no Brasil. O estudante tem uma formação mais completa no que diz respeito aos usos dos dispositivos da câmera e às técnicas de estúdio, iluminação, laboratório e controle de luz.
A interdisciplinaridade do curso alcança todas as ramificações da fotografia, como moda, arquitetura, industrial e documental. O resultado do trabalho da Barros Melo pode ser conferido nos inúmeros prêmios que a instituição e os alunos ganharam até agora: primeiro lugar no concurso do Catálogo de Fotografias da Fundarpe 2007, segundo lugar no Prêmio Nordeste Vigilância de Fotografia em Cultura Popular. Além de primeiro lugar e menção honrosa na categoria Fotografia Jornalística – Categoria Estudante no Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008. Alguns trabalhos também foram publicados em livros, é o caso dos alunos Renato Spencer, Guga Matos, Cláudia Jacobovitz, Osmário Marques e Vinícius Meirelles, que foram selecionados pela comissão de fotografia da Prefeitura do Recife para expor no livro Linguagens 2008, coletânea de fotógrafos pernambucanos em destaque.
As atividades de sala de aula ganham uma grande repercussão, como a exposição Cor à Pele e a Crepúculo da Vida. Estas tiveram um resultado tão positivo na faculdade que foram abertas à visitação pública na Galeria Janete da Costa e no Memorial da Medicina de Pernambuco.
Para realizar tais atividades, o estudante da faculdade dispõe de laboratório de revelação em preto e branco com capacidade para até trinta alunos, um estúdio de fotografia publicitária e arrojados laboratórios de tratamento de imagem. A biblioteca da instituição oferece um importante acervo de livros de fotografia e catálogos de exposição para consulta do aluno. A faculdade também disponibiliza, sem custo adicional, câmeras analógicas e digitais profissionais, além de tripés, lentes e todos os equipamentos necessários para os alunos produzirem suas imagens.
Por fim, a Faculdade Panamericana de Artes, em São Paulo (SP), também oferece o curso de Bacharelado em Fotografia.
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Onde estudar fotografia?
Cursos Superiores de Tecnologia de Fotografia são uma boa opção para aqueles que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho com um diploma de graduação.
Essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.
Confira as universidades que oferecem o curso superior de tecnólogo de fotografia:
Nome da IES UF Valor CC
Universidade Vila Velha ES 4
Universidade Universus Veritas Guarulhos SP 4
Universidade Tuiuti Do Paraní PR 4
Universidade São Judas Tadeu SP
Universidade Potiguar RN 4
Universidade Positivo PR 4
Universidade Paulista SP 4
Universidade Metodista De Piracicaba SP 4
Universidade Luterana Do Brasil RS 4
Universidade Ibirapuera SP
Universidade Fumec MG 5
Universidade Feevale RS 4
Universidade Estácio De Sá RJ 4
Universidade Do Vale Do Taquari RS 5
Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos RS
Universidade Do Vale Do Itajaí SC 5
Universidade Do Oeste Paulista SP 4
Universidade De Santa Cruz Do Sul RS 4
Universidade De Franca SP
Universidade De Cuiabí MT
Universidade De Caxias Do Sul RS 4
Universidade Da Região De Joinville SC
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cidade De São Paulo SP
Universidade Católica De Pernambuco PE 5
Universidade Anhembi Morumbi SP 4
Instituto Municipal De Ensino Superior De Assis SP
Focca – Faculdade De Olinda PE 3
Fiam-Faam – Centro Universitário SP 4
Faculdades Integradas Da Upis DF 4
Faculdade Paulus De Tecnologia E Comunicação SP 4
Faculdade Estácio De Sá De Vitória ES 3
Faculdade Esamc Sorocaba SP 4
Faculdade Esamc Santos SP 3
Faculdade Esamc Campinas SP 3
Faculdade Cambury GO 4
Estácio Fib – Centro Universitário Estácio Da Bahia BA
Centro Universití¡Rio Regional Do Brasil BA
Centro Universitário Fadergs RS 4
Centro Universitário Universus Veritas RJ
Centro Universitário Univel PR 4
Centro Universitário Santâ´Anna SP
Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio SP 4
Centro Universitário Maurício De Nassau PE 3
Centro Universitário Leonardo Da Vinci SC
Centro Universitário Facvest SC 4
Centro Universitário Dos Guararapes PE
Centro Uni. Do Inst. De Educação Superior De Brasília – Iesb DF 4
Centro Universitário De Ensino Superior Do Amazonas AM
Centro Universitário De Belo Horizonte MG 5
Centro Uni. Das Faculdades Metropolitanas Unidas SP 3
Centro Universitário Da Serra Gaúcha RS
Centro Universitário Belas Artes De São Paulo SP 4
Centro Universitário Assis Gurgacz PR
Centro Universitário Anhanguera De São Paulo SP
Cursos livres: escolas no Brasil
Onde aprender a fotografar?
Descubra todos os segredos da fotografia e se torne um profissional de verdade!
Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.
Vamos citar duas escolas de referência no Rio de Janeiro e em São Paulo e, em seguida, uma lista extensa por cidade.
ABAF
A Associação Brasileira de Arte Fotográfica foi fundada em 1951 por um grupo de amantes da fotografia. Entre eles estava o grande Mestre Chakib Jabôr, hoje com 96 anos de idade e ainda fotografando e ensinando aos jovens sócios e alunos da ABAF. A diretoria é eleita de dois em dois anos e conta com o apoio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo para gerir esta associação sem fins lucrativos. A ABAF tem hoje cerca de 650 sócios proprietários e contribuintes, fotógrafos profissionais e amadores unidos pela dedicação à arte de fotografar. As principais atividades realizadas na ABAF são: cursos de fotografia, seminários mensais, participação em salões, passeios fotográficos, estúdio fotográfico, laboratório preto e branco, mostra de fotografias, projeções de slides e mesas redondas.
Há opções de cursos com diferentes objetivos: Fundamental de fotografia, Photoshop, Fotografia Documental, Oficina de Retrato, Laboratório Digital Básico, Lightroom, Fotografia de Comida, Fotografia de Moda, Composição, Fotografia de Eventos Sociais, Fotografia de Natureza, Flash…
Escola Focus
Desde 1975, qualifica novos profissionais para ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente.
Pioneira no ensino profissionalizante de fotografia, a FOCUS Escola de Fotografia forma estudantes brasileiros e estrangeiros por meio de seu sistema exclusivo de intercâmbio com Portugal e Canadá. Tanto o certificado da FOCUS Escola de Fotografia, como o próprio Registro Mtb de fotografo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho podem ser consularizados com validade no exterior.
Todos os cursos são desenvolvidos da prática para a teoria, inteiramente apostilados e sincronizados com as novas exigências do universo fotográfico.
A escola oferece cursos presenciais (em 7 módulos), cursos online (em 8 módulos) e cursos VIP, além de cursos com temáticas variadas.
Aracaju
Escola de Fotografia Studio D
Belo Horizonte
Escola de Imagem
Brasília
Índice de matérias
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Cursos livres: escolas no Brasil
“O tempo corre, escorre e a morte é a única que o alcança. A fotografia é um impulso espontâneo de uma atenção visual perpétua, que captura o instante e sua eternidade. » – Henri Cartier-Bresson
Imortalizar momentos da vida cotidiana é um hobby para você? Então por que não fazer uma formação na área?
Antes de mais nada, lembre-se, primeiramente, de que a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada no Brasil. Isso quer dizer que você não precisa ter ensino superior completo para exercer a sua profissão. Bem, caso você queira se tornar fotógrafo da noite para o dia é possível. Mas…. nós recomendamos o mínimo de conhecimento técnico e de experiência para poder se lançar no mercado com mais segurança.
Se você tem disponibilidade para estudar, saiba que existem muitas opções de cursos em diferentes cidades brasileiras.
Bacharelado, cursos de tecnólogo, cursos de extensão e cursos livres de curta, média ou longa duração: há diversidade para todos aqueles desejam aprender a fotografar de maneira profissional!
Descubra como se tornar um fotógrafo no Brasil!
R$80
Felipe
(4 notas)
Precisando de um professor de fotografia?
Aproveite, a 1a aula é gratuita!
Conheça nossos professores
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Quais as formações possíveis em fotografia?
O bacharelado é um curso de longa duração voltado para aqueles que desejam se aprofundar e se profissionalizar em artes visuais.
Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.
Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!
Em todo caso, não importa em qual segmento você deseja atuar, há opções de curso de qualidade em fotografia pelo Brasil afora. Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação:
O Senac SP é a primeira delas. Segundo a instituição, o curso tem como objetivo propiciar ao estudante uma sólida formação fotográfica, relacionada com o pensar e o produzir imagens, proporcionando o domínio das múltiplas dimensões que constituem o trabalho do fotógrafo contemporâneo.
Por se tratar de um bacharelado, com duração de 4 anos, evidencia-se a possibilidade de uma formação ligada à Fotografia, mais abrangente, que, para além da técnica fotográfica, envolve discussões dentro dos campos da Comunicação e da Arte. O bacharel em fotografia além de estar capacitado como fotógrafo, apresenta repertório histórico, estético e comunicacional amplo.
Afinado com o estado da arte fotográfica, o curso tem ênfase na fotografia digital. No entanto, por preocupar-se com a evolução da técnica e da linguagem da fotografia, preserva o estudo dos processos analógico e fotoquímico.
Neste curso o aluno terá formação para atuar nos diversos segmentos de mercado, como por exemplo: os estúdios, a moda, a arquitetura, a ciência, a imprensa, o audiovisual, a publicidade, as empresas etc. Para além desses segmentos, com o domínio da linguagem fotográfica, o aluno estará capacitado para a gestão de acervos fotográficos, o exercício da crítica em fotografia e em processos gráficos, para discutir os usos dessa linguagem, suas apropriações e importância contemporânea. Poderá atuar como pesquisador e professor, abarcando a atuação acadêmica. Além disso, o estudante é estimulado a desenvolver trabalhos autorais, utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão artística.
As Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso), em Olinda (PE), também oferece o curso, que tem uma duração de 7 semestres.
Segundo a Instituição, o bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo é o primeiro da área no Norte/Nordeste e o segundo no Brasil. O estudante tem uma formação mais completa no que diz respeito aos usos dos dispositivos da câmera e às técnicas de estúdio, iluminação, laboratório e controle de luz.
A interdisciplinaridade do curso alcança todas as ramificações da fotografia, como moda, arquitetura, industrial e documental. O resultado do trabalho da Barros Melo pode ser conferido nos inúmeros prêmios que a instituição e os alunos ganharam até agora: primeiro lugar no concurso do Catálogo de Fotografias da Fundarpe 2007, segundo lugar no Prêmio Nordeste Vigilância de Fotografia em Cultura Popular. Além de primeiro lugar e menção honrosa na categoria Fotografia Jornalística – Categoria Estudante no Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008. Alguns trabalhos também foram publicados em livros, é o caso dos alunos Renato Spencer, Guga Matos, Cláudia Jacobovitz, Osmário Marques e Vinícius Meirelles, que foram selecionados pela comissão de fotografia da Prefeitura do Recife para expor no livro Linguagens 2008, coletânea de fotógrafos pernambucanos em destaque.
As atividades de sala de aula ganham uma grande repercussão, como a exposição Cor à Pele e a Crepúculo da Vida. Estas tiveram um resultado tão positivo na faculdade que foram abertas à visitação pública na Galeria Janete da Costa e no Memorial da Medicina de Pernambuco.
Para realizar tais atividades, o estudante da faculdade dispõe de laboratório de revelação em preto e branco com capacidade para até trinta alunos, um estúdio de fotografia publicitária e arrojados laboratórios de tratamento de imagem. A biblioteca da instituição oferece um importante acervo de livros de fotografia e catálogos de exposição para consulta do aluno. A faculdade também disponibiliza, sem custo adicional, câmeras analógicas e digitais profissionais, além de tripés, lentes e todos os equipamentos necessários para os alunos produzirem suas imagens.
Por fim, a Faculdade Panamericana de Artes, em São Paulo (SP), também oferece o curso de Bacharelado em Fotografia.
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Onde estudar fotografia?
Cursos Superiores de Tecnologia de Fotografia são uma boa opção para aqueles que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho com um diploma de graduação.
Essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.
Confira as universidades que oferecem o curso superior de tecnólogo de fotografia:
Nome da IES UF Valor CC
Universidade Vila Velha ES 4
Universidade Universus Veritas Guarulhos SP 4
Universidade Tuiuti Do Paraní PR 4
Universidade São Judas Tadeu SP
Universidade Potiguar RN 4
Universidade Positivo PR 4
Universidade Paulista SP 4
Universidade Metodista De Piracicaba SP 4
Universidade Luterana Do Brasil RS 4
Universidade Ibirapuera SP
Universidade Fumec MG 5
Universidade Feevale RS 4
Universidade Estácio De Sá RJ 4
Universidade Do Vale Do Taquari RS 5
Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos RS
Universidade Do Vale Do Itajaí SC 5
Universidade Do Oeste Paulista SP 4
Universidade De Santa Cruz Do Sul RS 4
Universidade De Franca SP
Universidade De Cuiabí MT
Universidade De Caxias Do Sul RS 4
Universidade Da Região De Joinville SC
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cidade De São Paulo SP
Universidade Católica De Pernambuco PE 5
Universidade Anhembi Morumbi SP 4
Instituto Municipal De Ensino Superior De Assis SP
Focca – Faculdade De Olinda PE 3
Fiam-Faam – Centro Universitário SP 4
Faculdades Integradas Da Upis DF 4
Faculdade Paulus De Tecnologia E Comunicação SP 4
Faculdade Estácio De Sá De Vitória ES 3
Faculdade Esamc Sorocaba SP 4
Faculdade Esamc Santos SP 3
Faculdade Esamc Campinas SP 3
Faculdade Cambury GO 4
Estácio Fib – Centro Universitário Estácio Da Bahia BA
Centro Universití¡Rio Regional Do Brasil BA
Centro Universitário Fadergs RS 4
Centro Universitário Universus Veritas RJ
Centro Universitário Univel PR 4
Centro Universitário Santâ´Anna SP
Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio SP 4
Centro Universitário Maurício De Nassau PE 3
Centro Universitário Leonardo Da Vinci SC
Centro Universitário Facvest SC 4
Centro Universitário Dos Guararapes PE
Centro Uni. Do Inst. De Educação Superior De Brasília – Iesb DF 4
Centro Universitário De Ensino Superior Do Amazonas AM
Centro Universitário De Belo Horizonte MG 5
Centro Uni. Das Faculdades Metropolitanas Unidas SP 3
Centro Universitário Da Serra Gaúcha RS
Centro Universitário Belas Artes De São Paulo SP 4
Centro Universitário Assis Gurgacz PR
Centro Universitário Anhanguera De São Paulo SP
Cursos livres: escolas no Brasil
Onde aprender a fotografar?
Descubra todos os segredos da fotografia e se torne um profissional de verdade!
Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.
Vamos citar duas escolas de referência no Rio de Janeiro e em São Paulo e, em seguida, uma lista extensa por cidade.
ABAF
A Associação Brasileira de Arte Fotográfica foi fundada em 1951 por um grupo de amantes da fotografia. Entre eles estava o grande Mestre Chakib Jabôr, hoje com 96 anos de idade e ainda fotografando e ensinando aos jovens sócios e alunos da ABAF. A diretoria é eleita de dois em dois anos e conta com o apoio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo para gerir esta associação sem fins lucrativos. A ABAF tem hoje cerca de 650 sócios proprietários e contribuintes, fotógrafos profissionais e amadores unidos pela dedicação à arte de fotografar. As principais atividades realizadas na ABAF são: cursos de fotografia, seminários mensais, participação em salões, passeios fotográficos, estúdio fotográfico, laboratório preto e branco, mostra de fotografias, projeções de slides e mesas redondas.
Há opções de cursos com diferentes objetivos: Fundamental de fotografia, Photoshop, Fotografia Documental, Oficina de Retrato, Laboratório Digital Básico, Lightroom, Fotografia de Comida, Fotografia de Moda, Composição, Fotografia de Eventos Sociais, Fotografia de Natureza, Flash…
Escola Focus
Desde 1975, qualifica novos profissionais para ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente.
Pioneira no ensino profissionalizante de fotografia, a FOCUS Escola de Fotografia forma estudantes brasileiros e estrangeiros por meio de seu sistema exclusivo de intercâmbio com Portugal e Canadá. Tanto o certificado da FOCUS Escola de Fotografia, como o próprio Registro Mtb de fotografo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho podem ser consularizados com validade no exterior.
Todos os cursos são desenvolvidos da prática para a teoria, inteiramente apostilados e sincronizados com as novas exigências do universo fotográfico.
A escola oferece cursos presenciais (em 7 módulos), cursos online (em 8 módulos) e cursos VIP, além de cursos com temáticas variadas.
Aracaju
Escola de Fotografia Studio D
Belo Horizonte
Escola de Imagem
Brasília
Espaço F/508 de Fotografia
Escola Técnica de Fotografia de Brasília
Três Olhares Fotografia
Quarto Eclipse Escola de Fotografia
EBF – Escola Brasiliense de Fotografia
Campinas
CROP | Cursos de Fotografia
Cachoeiro de Itapemirim
Escola de Imagem Formacor
Curitiba:
Omicron Escola de Fotografia
Centro Europeu
Portfolio Escola de Fotografia
Fortaleza
Massive Fotografia
Travessa da Imagem
Florianópolis
Imagem Plena – Escola de Fotografia
Goiânia
Casa da Fotografia – Rosary Esteves
Canopus – Escola de Fotografia
Londrina:
Escola Técnica de Fotografia Londrina
Porto Alegre
Escola Câmera Viajante
Escola de Fotógrafos
Fluxo – Escola de Fotografia Expandida
Recife
Instituto Candela
Rio de Janeiro
Escola de Imagem
Ateliê da Imagem
Associação Brasileira de Arte Fotográfica
Salvador
Usina de Fotos
São José dos Campos
Escola Vanguardista de Arte
São Paulo
Instituto Internacional de Fotografia
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Escola São Paulo
Focus – Escola de Fotografia
Prime Light
Fullframe Escola de Fotografia
Foto Conceito
Rever – Estudos fotográficos
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Cursos livres: escolas no Brasil
“O tempo corre, escorre e a morte é a única que o alcança. A fotografia é um impulso espontâneo de uma atenção visual perpétua, que captura o instante e sua eternidade. » – Henri Cartier-Bresson
Imortalizar momentos da vida cotidiana é um hobby para você? Então por que não fazer uma formação na área?
Antes de mais nada, lembre-se, primeiramente, de que a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada no Brasil. Isso quer dizer que você não precisa ter ensino superior completo para exercer a sua profissão. Bem, caso você queira se tornar fotógrafo da noite para o dia é possível. Mas…. nós recomendamos o mínimo de conhecimento técnico e de experiência para poder se lançar no mercado com mais segurança.
Se você tem disponibilidade para estudar, saiba que existem muitas opções de cursos em diferentes cidades brasileiras.
Bacharelado, cursos de tecnólogo, cursos de extensão e cursos livres de curta, média ou longa duração: há diversidade para todos aqueles desejam aprender a fotografar de maneira profissional!
Descubra como se tornar um fotógrafo no Brasil!
(4 notas)
Precisando de um professor de fotografia?
Aproveite, a 1a aula é gratuita!
Conheça nossos professores
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Quais as formações possíveis em fotografia?
O bacharelado é um curso de longa duração voltado para aqueles que desejam se aprofundar e se profissionalizar em artes visuais.
Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.
Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!
Em todo caso, não importa em qual segmento você deseja atuar, há opções de curso de qualidade em fotografia pelo Brasil afora. Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação:
O Senac SP é a primeira delas. Segundo a instituição, o curso tem como objetivo propiciar ao estudante uma sólida formação fotográfica, relacionada com o pensar e o produzir imagens, proporcionando o domínio das múltiplas dimensões que constituem o trabalho do fotógrafo contemporâneo.
Por se tratar de um bacharelado, com duração de 4 anos, evidencia-se a possibilidade de uma formação ligada à Fotografia, mais abrangente, que, para além da técnica fotográfica, envolve discussões dentro dos campos da Comunicação e da Arte. O bacharel em fotografia além de estar capacitado como fotógrafo, apresenta repertório histórico, estético e comunicacional amplo.
Afinado com o estado da arte fotográfica, o curso tem ênfase na fotografia digital. No entanto, por preocupar-se com a evolução da técnica e da linguagem da fotografia, preserva o estudo dos processos analógico e fotoquímico.
Neste curso o aluno terá formação para atuar nos diversos segmentos de mercado, como por exemplo: os estúdios, a moda, a arquitetura, a ciência, a imprensa, o audiovisual, a publicidade, as empresas etc. Para além desses segmentos, com o domínio da linguagem fotográfica, o aluno estará capacitado para a gestão de acervos fotográficos, o exercício da crítica em fotografia e em processos gráficos, para discutir os usos dessa linguagem, suas apropriações e importância contemporânea. Poderá atuar como pesquisador e professor, abarcando a atuação acadêmica. Além disso, o estudante é estimulado a desenvolver trabalhos autorais, utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão artística.
As Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso), em Olinda (PE), também oferece o curso, que tem uma duração de 7 semestres.
Segundo a Instituição, o bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo é o primeiro da área no Norte/Nordeste e o segundo no Brasil. O estudante tem uma formação mais completa no que diz respeito aos usos dos dispositivos da câmera e às técnicas de estúdio, iluminação, laboratório e controle de luz.
A interdisciplinaridade do curso alcança todas as ramificações da fotografia, como moda, arquitetura, industrial e documental. O resultado do trabalho da Barros Melo pode ser conferido nos inúmeros prêmios que a instituição e os alunos ganharam até agora: primeiro lugar no concurso do Catálogo de Fotografias da Fundarpe 2007, segundo lugar no Prêmio Nordeste Vigilância de Fotografia em Cultura Popular. Além de primeiro lugar e menção honrosa na categoria Fotografia Jornalística – Categoria Estudante no Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008. Alguns trabalhos também foram publicados em livros, é o caso dos alunos Renato Spencer, Guga Matos, Cláudia Jacobovitz, Osmário Marques e Vinícius Meirelles, que foram selecionados pela comissão de fotografia da Prefeitura do Recife para expor no livro Linguagens 2008, coletânea de fotógrafos pernambucanos em destaque.
As atividades de sala de aula ganham uma grande repercussão, como a exposição Cor à Pele e a Crepúculo da Vida. Estas tiveram um resultado tão positivo na faculdade que foram abertas à visitação pública na Galeria Janete da Costa e no Memorial da Medicina de Pernambuco.
Para realizar tais atividades, o estudante da faculdade dispõe de laboratório de revelação em preto e branco com capacidade para até trinta alunos, um estúdio de fotografia publicitária e arrojados laboratórios de tratamento de imagem. A biblioteca da instituição oferece um importante acervo de livros de fotografia e catálogos de exposição para consulta do aluno. A faculdade também disponibiliza, sem custo adicional, câmeras analógicas e digitais profissionais, além de tripés, lentes e todos os equipamentos necessários para os alunos produzirem suas imagens.
Por fim, a Faculdade Panamericana de Artes, em São Paulo (SP), também oferece o curso de Bacharelado em Fotografia.
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Onde estudar fotografia?
Cursos Superiores de Tecnologia de Fotografia são uma boa opção para aqueles que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho com um diploma de graduação.
Essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.
Confira as universidades que oferecem o curso superior de tecnólogo de fotografia:
Nome da IES UF Valor CC
Universidade Vila Velha ES 4
Universidade Universus Veritas Guarulhos SP 4
Universidade Tuiuti Do Paraní PR 4
Universidade São Judas Tadeu SP
Universidade Potiguar RN 4
Universidade Positivo PR 4
Universidade Paulista SP 4
Universidade Metodista De Piracicaba SP 4
Universidade Luterana Do Brasil RS 4
Universidade Ibirapuera SP
Universidade Fumec MG 5
Universidade Feevale RS 4
Universidade Estácio De Sá RJ 4
Universidade Do Vale Do Taquari RS 5
Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos RS
Universidade Do Vale Do Itajaí SC 5
Universidade Do Oeste Paulista SP 4
Universidade De Santa Cruz Do Sul RS 4
Universidade De Franca SP
Universidade De Cuiabí MT
Universidade De Caxias Do Sul RS 4
Universidade Da Região De Joinville SC
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cidade De São Paulo SP
Universidade Católica De Pernambuco PE 5
Universidade Anhembi Morumbi SP 4
Instituto Municipal De Ensino Superior De Assis SP
Focca – Faculdade De Olinda PE 3
Fiam-Faam – Centro Universitário SP 4
Faculdades Integradas Da Upis DF 4
Faculdade Paulus De Tecnologia E Comunicação SP 4
Faculdade Estácio De Sá De Vitória ES 3
Faculdade Esamc Sorocaba SP 4
Faculdade Esamc Santos SP 3
Faculdade Esamc Campinas SP 3
Faculdade Cambury GO 4
Estácio Fib – Centro Universitário Estácio Da Bahia BA
Centro Universití¡Rio Regional Do Brasil BA
Centro Universitário Fadergs RS 4
Centro Universitário Universus Veritas RJ
Centro Universitário Univel PR 4
Centro Universitário Santâ´Anna SP
Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio SP 4
Centro Universitário Maurício De Nassau PE 3
Centro Universitário Leonardo Da Vinci SC
Centro Universitário Facvest SC 4
Centro Universitário Dos Guararapes PE
Centro Uni. Do Inst. De Educação Superior De Brasília – Iesb DF 4
Centro Universitário De Ensino Superior Do Amazonas AM
Centro Universitário De Belo Horizonte MG 5
Centro Uni. Das Faculdades Metropolitanas Unidas SP 3
Centro Universitário Da Serra Gaúcha RS
Centro Universitário Belas Artes De São Paulo SP 4
Centro Universitário Assis Gurgacz PR
Centro Universitário Anhanguera De São Paulo SP
Cursos livres: escolas no Brasil
Onde aprender a fotografar?
Descubra todos os segredos da fotografia e se torne um profissional de verdade!
Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.
Vamos citar duas escolas de referência no Rio de Janeiro e em São Paulo e, em seguida, uma lista extensa por cidade.
ABAF
A Associação Brasileira de Arte Fotográfica foi fundada em 1951 por um grupo de amantes da fotografia. Entre eles estava o grande Mestre Chakib Jabôr, hoje com 96 anos de idade e ainda fotografando e ensinando aos jovens sócios e alunos da ABAF. A diretoria é eleita de dois em dois anos e conta com o apoio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo para gerir esta associação sem fins lucrativos. A ABAF tem hoje cerca de 650 sócios proprietários e contribuintes, fotógrafos profissionais e amadores unidos pela dedicação à arte de fotografar. As principais atividades realizadas na ABAF são: cursos de fotografia, seminários mensais, participação em salões, passeios fotográficos, estúdio fotográfico, laboratório preto e branco, mostra de fotografias, projeções de slides e mesas redondas.
Há opções de cursos com diferentes objetivos: Fundamental de fotografia, Photoshop, Fotografia Documental, Oficina de Retrato, Laboratório Digital Básico, Lightroom, Fotografia de Comida, Fotografia de Moda, Composição, Fotografia de Eventos Sociais, Fotografia de Natureza, Flash…
Escola Focus
Desde 1975, qualifica novos profissionais para ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente.
Pioneira no ensino profissionalizante de fotografia, a FOCUS Escola de Fotografia forma estudantes brasileiros e estrangeiros por meio de seu sistema exclusivo de intercâmbio com Portugal e Canadá. Tanto o certificado da FOCUS Escola de Fotografia, como o próprio Registro Mtb de fotografo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho podem ser consularizados com validade no exterior.
Todos os cursos são desenvolvidos da prática para a teoria, inteiramente apostilados e sincronizados com as novas exigências do universo fotográfico.
A escola oferece cursos presenciais (em 7 módulos), cursos online (em 8 módulos) e cursos VIP, além de cursos com temáticas variadas.
Aracaju
Escola de Fotografia Studio D
Belo Horizonte
Escola de Imagem
Brasília
Índice de matérias
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Cursos livres: escolas no Brasil
“O tempo corre, escorre e a morte é a única que o alcança. A fotografia é um impulso espontâneo de uma atenção visual perpétua, que captura o instante e sua eternidade. » – Henri Cartier-Bresson
Imortalizar momentos da vida cotidiana é um hobby para você? Então por que não fazer uma formação na área?
Antes de mais nada, lembre-se, primeiramente, de que a profissão de fotógrafo ainda não é regulamentada no Brasil. Isso quer dizer que você não precisa ter ensino superior completo para exercer a sua profissão. Bem, caso você queira se tornar fotógrafo da noite para o dia é possível. Mas…. nós recomendamos o mínimo de conhecimento técnico e de experiência para poder se lançar no mercado com mais segurança.
Se você tem disponibilidade para estudar, saiba que existem muitas opções de cursos em diferentes cidades brasileiras.
Bacharelado, cursos de tecnólogo, cursos de extensão e cursos livres de curta, média ou longa duração: há diversidade para todos aqueles desejam aprender a fotografar de maneira profissional!
Descubra como se tornar um fotógrafo no Brasil!
R$80
Felipe
(4 notas)
Precisando de um professor de fotografia?
Aproveite, a 1a aula é gratuita!
Conheça nossos professores
Cursos superiores: quais são os bacharelados em fotografia
Quais as formações possíveis em fotografia?
O bacharelado é um curso de longa duração voltado para aqueles que desejam se aprofundar e se profissionalizar em artes visuais.
Atualmente existe um Projeto de Lei da Câmara em tramitação (PLC 64/2014) que define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em fotografia no ensino superior ou técnico. Há aqueles que são a favor e outros que são contra a reserva de mercado para diplomados.
Pois bem: isso quer dizer que você pode muito bem se tornar um fotógrafo estudando por conta própria. Mas é preciso motivação e disciplina!
Em todo caso, não importa em qual segmento você deseja atuar, há opções de curso de qualidade em fotografia pelo Brasil afora. Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação:
O Senac SP é a primeira delas. Segundo a instituição, o curso tem como objetivo propiciar ao estudante uma sólida formação fotográfica, relacionada com o pensar e o produzir imagens, proporcionando o domínio das múltiplas dimensões que constituem o trabalho do fotógrafo contemporâneo.
Por se tratar de um bacharelado, com duração de 4 anos, evidencia-se a possibilidade de uma formação ligada à Fotografia, mais abrangente, que, para além da técnica fotográfica, envolve discussões dentro dos campos da Comunicação e da Arte. O bacharel em fotografia além de estar capacitado como fotógrafo, apresenta repertório histórico, estético e comunicacional amplo.
Afinado com o estado da arte fotográfica, o curso tem ênfase na fotografia digital. No entanto, por preocupar-se com a evolução da técnica e da linguagem da fotografia, preserva o estudo dos processos analógico e fotoquímico.
Neste curso o aluno terá formação para atuar nos diversos segmentos de mercado, como por exemplo: os estúdios, a moda, a arquitetura, a ciência, a imprensa, o audiovisual, a publicidade, as empresas etc. Para além desses segmentos, com o domínio da linguagem fotográfica, o aluno estará capacitado para a gestão de acervos fotográficos, o exercício da crítica em fotografia e em processos gráficos, para discutir os usos dessa linguagem, suas apropriações e importância contemporânea. Poderá atuar como pesquisador e professor, abarcando a atuação acadêmica. Além disso, o estudante é estimulado a desenvolver trabalhos autorais, utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão artística.
As Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso), em Olinda (PE), também oferece o curso, que tem uma duração de 7 semestres.
Segundo a Instituição, o bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo é o primeiro da área no Norte/Nordeste e o segundo no Brasil. O estudante tem uma formação mais completa no que diz respeito aos usos dos dispositivos da câmera e às técnicas de estúdio, iluminação, laboratório e controle de luz.
A interdisciplinaridade do curso alcança todas as ramificações da fotografia, como moda, arquitetura, industrial e documental. O resultado do trabalho da Barros Melo pode ser conferido nos inúmeros prêmios que a instituição e os alunos ganharam até agora: primeiro lugar no concurso do Catálogo de Fotografias da Fundarpe 2007, segundo lugar no Prêmio Nordeste Vigilância de Fotografia em Cultura Popular. Além de primeiro lugar e menção honrosa na categoria Fotografia Jornalística – Categoria Estudante no Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008. Alguns trabalhos também foram publicados em livros, é o caso dos alunos Renato Spencer, Guga Matos, Cláudia Jacobovitz, Osmário Marques e Vinícius Meirelles, que foram selecionados pela comissão de fotografia da Prefeitura do Recife para expor no livro Linguagens 2008, coletânea de fotógrafos pernambucanos em destaque.
As atividades de sala de aula ganham uma grande repercussão, como a exposição Cor à Pele e a Crepúculo da Vida. Estas tiveram um resultado tão positivo na faculdade que foram abertas à visitação pública na Galeria Janete da Costa e no Memorial da Medicina de Pernambuco.
Para realizar tais atividades, o estudante da faculdade dispõe de laboratório de revelação em preto e branco com capacidade para até trinta alunos, um estúdio de fotografia publicitária e arrojados laboratórios de tratamento de imagem. A biblioteca da instituição oferece um importante acervo de livros de fotografia e catálogos de exposição para consulta do aluno. A faculdade também disponibiliza, sem custo adicional, câmeras analógicas e digitais profissionais, além de tripés, lentes e todos os equipamentos necessários para os alunos produzirem suas imagens.
Por fim, a Faculdade Panamericana de Artes, em São Paulo (SP), também oferece o curso de Bacharelado em Fotografia.
Cursos superiores: quais são os cursos tecnólogos em fotografia
Onde estudar fotografia?
Cursos Superiores de Tecnologia de Fotografia são uma boa opção para aqueles que desejam uma inserção rápida no mercado de trabalho com um diploma de graduação.
Essa modalidade é voltada para as técnicas da imagem e é oferecida em diversas instituições de ensino superior. Com uma duração mais curta que o bacharelado, a matriz curricular é ofertada ao longo de dois anos de curso, em média. Disciplinas como estética, teoria da comunicação, fotojornalismo e história da fotografia compõem a base teórica das aulas.
Confira as universidades que oferecem o curso superior de tecnólogo de fotografia:
Nome da IES UF Valor CC
Universidade Vila Velha ES 4
Universidade Universus Veritas Guarulhos SP 4
Universidade Tuiuti Do Paraní PR 4
Universidade São Judas Tadeu SP
Universidade Potiguar RN 4
Universidade Positivo PR 4
Universidade Paulista SP 4
Universidade Metodista De Piracicaba SP 4
Universidade Luterana Do Brasil RS 4
Universidade Ibirapuera SP
Universidade Fumec MG 5
Universidade Feevale RS 4
Universidade Estácio De Sá RJ 4
Universidade Do Vale Do Taquari RS 5
Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos RS
Universidade Do Vale Do Itajaí SC 5
Universidade Do Oeste Paulista SP 4
Universidade De Santa Cruz Do Sul RS 4
Universidade De Franca SP
Universidade De Cuiabí MT
Universidade De Caxias Do Sul RS 4
Universidade Da Região De Joinville SC
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cruzeiro Do Sul SP
Universidade Cidade De São Paulo SP
Universidade Católica De Pernambuco PE 5
Universidade Anhembi Morumbi SP 4
Instituto Municipal De Ensino Superior De Assis SP
Focca – Faculdade De Olinda PE 3
Fiam-Faam – Centro Universitário SP 4
Faculdades Integradas Da Upis DF 4
Faculdade Paulus De Tecnologia E Comunicação SP 4
Faculdade Estácio De Sá De Vitória ES 3
Faculdade Esamc Sorocaba SP 4
Faculdade Esamc Santos SP 3
Faculdade Esamc Campinas SP 3
Faculdade Cambury GO 4
Estácio Fib – Centro Universitário Estácio Da Bahia BA
Centro Universití¡Rio Regional Do Brasil BA
Centro Universitário Fadergs RS 4
Centro Universitário Universus Veritas RJ
Centro Universitário Univel PR 4
Centro Universitário Santâ´Anna SP
Centro Universitário Nossa Senhora Do Patrocínio SP 4
Centro Universitário Maurício De Nassau PE 3
Centro Universitário Leonardo Da Vinci SC
Centro Universitário Facvest SC 4
Centro Universitário Dos Guararapes PE
Centro Uni. Do Inst. De Educação Superior De Brasília – Iesb DF 4
Centro Universitário De Ensino Superior Do Amazonas AM
Centro Universitário De Belo Horizonte MG 5
Centro Uni. Das Faculdades Metropolitanas Unidas SP 3
Centro Universitário Da Serra Gaúcha RS
Centro Universitário Belas Artes De São Paulo SP 4
Centro Universitário Assis Gurgacz PR
Centro Universitário Anhanguera De São Paulo SP
Cursos livres: escolas no Brasil
Onde aprender a fotografar?
Descubra todos os segredos da fotografia e se torne um profissional de verdade!
Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.
Vamos citar duas escolas de referência no Rio de Janeiro e em São Paulo e, em seguida, uma lista extensa por cidade.
ABAF
A Associação Brasileira de Arte Fotográfica foi fundada em 1951 por um grupo de amantes da fotografia. Entre eles estava o grande Mestre Chakib Jabôr, hoje com 96 anos de idade e ainda fotografando e ensinando aos jovens sócios e alunos da ABAF. A diretoria é eleita de dois em dois anos e conta com o apoio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo para gerir esta associação sem fins lucrativos. A ABAF tem hoje cerca de 650 sócios proprietários e contribuintes, fotógrafos profissionais e amadores unidos pela dedicação à arte de fotografar. As principais atividades realizadas na ABAF são: cursos de fotografia, seminários mensais, participação em salões, passeios fotográficos, estúdio fotográfico, laboratório preto e branco, mostra de fotografias, projeções de slides e mesas redondas.
Há opções de cursos com diferentes objetivos: Fundamental de fotografia, Photoshop, Fotografia Documental, Oficina de Retrato, Laboratório Digital Básico, Lightroom, Fotografia de Comida, Fotografia de Moda, Composição, Fotografia de Eventos Sociais, Fotografia de Natureza, Flash…
Escola Focus
Desde 1975, qualifica novos profissionais para ingressar no mercado de trabalho pela porta da frente.
Pioneira no ensino profissionalizante de fotografia, a FOCUS Escola de Fotografia forma estudantes brasileiros e estrangeiros por meio de seu sistema exclusivo de intercâmbio com Portugal e Canadá. Tanto o certificado da FOCUS Escola de Fotografia, como o próprio Registro Mtb de fotografo profissional, emitido pelo Ministério do Trabalho podem ser consularizados com validade no exterior.
Todos os cursos são desenvolvidos da prática para a teoria, inteiramente apostilados e sincronizados com as novas exigências do universo fotográfico.
A escola oferece cursos presenciais (em 7 módulos), cursos online (em 8 módulos) e cursos VIP, além de cursos com temáticas variadas.
Aracaju
Escola de Fotografia Studio D
Belo Horizonte
Escola de Imagem
Brasília
Espaço F/508 de Fotografia
Escola Técnica de Fotografia de Brasília
Três Olhares Fotografia
Quarto Eclipse Escola de Fotografia
EBF – Escola Brasiliense de Fotografia
Campinas
CROP | Cursos de Fotografia
Cachoeiro de Itapemirim
Escola de Imagem Formacor
Curitiba:
Omicron Escola de Fotografia
Centro Europeu
Portfolio Escola de Fotografia
Fortaleza
Massive Fotografia
Travessa da Imagem
Florianópolis
Imagem Plena – Escola de Fotografia
Goiânia
Casa da Fotografia – Rosary Esteves
Canopus – Escola de Fotografia
Londrina:
Escola Técnica de Fotografia Londrina
Porto Alegre
Escola Câmera Viajante
Escola de Fotógrafos
Fluxo – Escola de Fotografia Expandida
Recife
Instituto Candela
Rio de Janeiro
Escola de Imagem
Ateliê da Imagem
Associação Brasileira de Arte Fotográfica
Salvador
Usina de Fotos
São José dos Campos
Escola Vanguardista de Arte
São Paulo
Instituto Internacional de Fotografia
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Escola São Paulo
Focus – Escola de Fotografia
Prime Light
Fullframe Escola de Fotografia
Foto Conceito
Rever – Estudos fotográficos