Cezar e Tacila são professores nas unidades do Recife e Olinda, respectivamente

Curso de Design Gráfico - Olinda
abril. 03, 2023

Cezar e Tacila foram alunos de Design Gráfico

Se ter aula de um professor experiente é bom, imagina quando esse profissional é considerado uma prata da casa? É exatamente assim com Tacila Estevam e Cezar Cavalcanti. Ambos têm a mesma característica: são formados na UNIAESO. Ela dá aula de Produção Gráfica e Design Contemporâneo e Sustentabilidade, em Olinda, e ele de Branding, Design de Interação e Experiência, no Recife.

Cezar estudou Design Gráfico na UNIAESO de 2009 a 2011. Naquela época, ele não conhecia muito sobre o universo do design, mas, foi através de disciplinas mais conectadas com o assunto que se interessou por um curso que integrasse os conhecimentos, como história da arte e estética, com materiais, processos e planejamento visual, além de focar nas pessoas e entender a necessidade delas. É aí que entra a UNIAESO na vida do Cezar.

"A UNIAESO já era conhecida por oferecer cursos diferentes, ligados à criatividade, além de ter uma estrutura interessante com laboratório de rádio e TV,  acesso às câmeras semi profissionais [que a instituição cede aos alunos]. Via algumas ações ligadas à música, cinema e uma reputação com cursos tradicionais como Direito, que me fizeram acreditar na proposta da faculdade", explica.
"Acho que a instituição me colocou em contato com bons professores conectados com o mercado. Tive experiências com algumas práticas como oficinas de tipografia, desenho experimental, sinalização, branding e a convivência com outros alunos, todas coisas que eu não teria fora da UNIAESO. Foi uma base muito bacana para os passos que dei em seguida"
Hoje, 12 anos após a formação, Cavalcanti pode olhar pra trás e ver que o investimento na educação, em uma instituição de qualidade, valeu a pena. "É gratificante contribuir para formação de novos profissionais. Acredito que acumulei muita experiência, ao longo da carreira. Ser um professor que tenta entregar o melhor que pode, alinhando prática e teoria bem embasada, é uma coisa que me motiva bastante. Acho que posso fazer a diferença para essas próximas gerações que vão sair bem preparadas e com um visão crítica e construtiva para o mundo", pontua.

Tacila conheceu a instituição de ensino superior em 2014, quando ela também cursou Design Gráfico e concluiu a graduação em 2016. Naquela época, ela viu a oportunidade de se aperfeiçoar ainda mais dentro dessa área, já que também era formada em Design de Interiores. "Além de criar ambientes, eu queria produzir estampas de papéis de parede para projetos, trabalhar novos estilos de objetos, sinalizações para ambientes, fachadas de lojas etc. Até que, ao entrar no curso, comecei a me apaixonar por praticamente todas as disciplinas ofertadas e me vi envolvida em milhões de possibilidades", explica.
"Por ser a melhor faculdade para a área de Design Gráfico que existe, a UNIAESO tem um curso extremamente rígido e envolvido com projetos."
A professora do curso de Design Gráfico da UNIAESO Olinda define a carreira dela, desde os estudos até os ensinamentos transmitidos em sala de aula em duas palavras: gratidão e orgulho. "Quando olho para atrás e vejo tudo o que passei para chegar até aqui, a sensação que me dá é de sonho realizado, uma felicidade sem tamanho", conclui.