Andréia Nóbrega é professora da UNIAESO há 12 anos

Curso de Direito - Olinda
abril. 03, 2023

Andréia Nóbrega comemorou o reconhecimento

A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Olinda premiou 20 mulheres, encerrando o mês de março, que é dedicado à causa feminina. O Myrthes Gomes de Campos é a mais alta comenda ofertada pela Ordem olindense, e, dentre as homenageadas está a professora de Direito da UNIAESO, Andréia Nóbrega, que foi homenageada pela sua atividade jurídica.A solenidade aconteceu na sexta-feira (31/03), no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro, em Olinda.

Andréia leciona na instituição há 12 anos, e,  até 2013,  foi coordenadora do curso. Para ela, o momento foi de grande emoção e merece ser lembrado por defender uma causa tão digna no País.

"Atualmente, as mulheres entendem o seu valor no mercado de trabalho e defendem as suas posições. Nosso profissionalismo é reconhecido hoje a partir de muita luta. Uma batalha diária contra o preconceito e a misoginia. Entendo que a sociedade passa por grande mudança ética, gerando uma transformação cultural importante. Para a construção de um cenário igualitário e respeitoso, as instituições assumem relevante papel. Nesse ponto, a atuação da OAB Olinda destaca-se pela vanguarda ao reconhecer e celebrar a contribuição da mulher na advocacia", afirmou.

Nas redes sociais, ela também comemorou o recebimento da comenda. "Todas conhecem bem o caminho percorrido. Suas alegrias, tristezas... e todas carregam as marcas desse caminho, que a um só tempo dá força para seguir e forja a condição de mulher brasileira e nordestina que somos. Imensa satisfação em partilhar esse prêmio com mulheres tão fortes", publicou.

Prêmio tem histórico de luta feminina pelo exercício da profissão

Criado em 2018, esse reconhecimento homenageia Myrthes Gomes de Campos, que foi a primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil. Natural de Macaé, Região Norte do Rio de Janeiro, Myrthes concluiu o bacharelado em Direito em 1898, mas, por ser mulher, só conseguiu ingressar no quadro de sócios efetivos no Instituto dos Advogados do Brasil oito anos depois, em 1906. Essa condição é necessária para o exercício da advocacia.

Esse evento acontece, anualmente, com o objetivo de reconhecer, enaltecer e incentivar o trabalho, a sensibilidade e competências das advogadas na militância jurídica, evidenciando o profissionalismo delas, bem como incentivando a igualdade de gênero e a luta pelos direitos femininos.

Histórico da professora Ana Nóbrega

Advogada, Andréia Cristianni Firmino de Andrade da Nóbrega também é presidente da Comissão de Relações Acadêmicas da OAB Olinda. Ela também é professora da UNIAESO.  É Mestra em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal), mediadora voluntária do Tribunal de Justiça de Pernambuco, ex-diretora executiva acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), ex-coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Tiradentes (UNIT-PE), fundadora da Câmara de Mediação e Conciliação de Conflitos e do Procon Universitário da UNIT-PE.