A fim de aprimorar o processo de aprendizagem e formação dos alunos visando a qualificação profissional, as Faculdades Integradas Barros Melo abrem novas vagas para os Grupos de Estudo de 2018. As inscrições ocorrem no período de 14 a 18 de agosto e devem ser realizadas on-line no website. As vagas disponíveis são para os seguintes assuntos: Arte - Loucura, fantasma e feminismo; Filmes de Terror; Estudos Sobre Cenas Culturais; Laboratório de Práticas e Estudos sobre o Rádio em Pernambuco; Laboratório de Telejornalismo (LabjorTV); A computação gráfica no desenvolvimento de projetos.
Os candidatos passam por um processo seletivo, agendado para os dias 22 e 24 de agosto, às 11h. Os resultados serão divulgados até o dia 27 de agosto neste site. Para o semestre corrente, ficam estabelecidas 15 (quinze) vagas para cada grupo de estudos.
Conheça melhor cada proposta:
Estudos Sobre Cenas Culturais
Prof. Responsável: Diego Carreiro
Objetivo: O objetivo do Gescc - Grupo de Estudos Sobre Cenas Culturaisestá centrado no desenvolvimento de um estudo acerca do conceito de cena cultural a partir das interações relacionais entre cultura, atores sociais, gênero de produção cultural, dispositivos midiáticos e a tessitura urbana em que a cultura é consumida.
Dia e hora do grupo: Quartas-feiras, das 11h às 13h.
A computação gráfica no desenvolvimento de projetos
Prof. Responsável: Ana Helena Soares Cavalcanti
Objetivo: O objetivo do grupo de estudos é aprimorar as habilidades dos estudantes no desenvolvimento de projetos gráficos. A partir do desenvolvimento de peças gráficas voltadas ao campo do turismo em Pernambuco, os participantes desenvolverão seus conhecimentos de forma prática e teórica.
Dia e hora do grupo: Quartas-feiras, das 11h às 12h40.
Arte - Loucura, fantasma e feminismo
Prof. Responsável: Milena Travassos
Objetivo: O grupo de estudo tem como tema as ideias de: loucura, fantasma e feminismo. Proporemos, ao longo dos encontros, estudos teóricos, históricos e exercícios de criação em arte envolvendo o vídeo, a fotografia e a performance. Em nossos encontros discutiremos a história dos manicômios, tendo como foco a mulher. Mulheres foram internadas, muitas vezes, por não corresponderem aos estereótipos ligados ao gênero ou por não se encaixarem dentro daquilo que a sociedade esperava delas. A raiva, o medo, a desobediência e a sexualidade da mulher eram considerados comportamentos histéricos que precisavam ser corrigidos. Os encontros do grupo serão distribuídos entre a FIBAM e o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) – conhecido por Tamarineira. As ideias centrais do projeto são: loucura, fantasma, ruína e feminismo. As atividades contemplarão leituras e discussão de textos, criação de um diário individual, criação de trabalhos ligados ao vídeo, à fotografia e à performance, escrita de artigos e organização de uma exposição efêmera e coletiva.
Dia e hora do grupo: Quartas-feiras, das 11h às 12h40.
Laboratório de Práticas e Estudos sobre o Rádio em Pernambuco
Prof. Responsável: Marcos Araújo
Objetivo: O objetivo desse projeto é a concretização de uma alternativa livre de comunicação radiofônica no ambiente da web visando o conhecimento e o desenvolvimento de novas práticas tecnológicas de produção sonora, bem como oportunizar um espaço para a criação e a realização de projetos práticos-experimentais produzidos pelos estudantes da instituição, em especial os da área de comunicação social.
Dia e hora do grupo: Sextas-feiras, 11h às 12h40.
Laboratório de Telejornalismo (LabjorTV)
Prof. Responsável: Carolina Cavalcanti
Objetivo: Proporcionar aos alunos de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo, de todos os períodos, a prática e a experimentação do Telejornalismo, inserindo-os na rotina de trabalhos em equipe e incentivando-os no espírito do comprometimento, da coletividade, da integração, da proatividade e da experimentação.
Dia e hora do grupo: Quartas-feiras, das 11h10 às 12h40.
Filmes de Terror
Prof. Responsável: Filipe Falcão
Objetivo: Permitir aos alunos vivenciarem os processos de pré-produção, produção e pós-produção de um produto audiovisual diante de um dos principais gêneros do mercado, o terror. O grupo contempla o desenvolvimento de atividades práticas como formatação de roteiro, criação de storyboard, filmagem, decupagem de material e edição, até a produção de um curta-metragem.
Dia e hora do grupo: Quartas-feiras, das 11h10 às 12h40.