As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) estão com inscrições abertas para 10 grupos de estudo nas áreas de Artes, Cinema, Publicidade, Jornalismo, Direito, Cultura, Design, Fotografia, Música e Política. O prazo para os interessados é até o dia 29 de agosto. A professora Nataly Lima, da Coordenação de Pesquisa, responde as dúvidas pelo e-mail:
coordenação.pesquisa@barrosmelo.edu.br.
Direito, Violência e Políticas de Segurança no Brasil Sob Perspectiva Sociológica
Professor: Glauber Lemos
Dias: Sextas-feiras, das 16h às 18h
Seleção: Dia 31/08, em dois horários: das 11h às 12h e das 17h às 18h
O Grupo de Estudos “Direito, Violência e Políticas de Segurança Sob Perspectiva Sociológica” apresenta como tema a relação entre comportamentos violentos, políticas de segurança e controle social no Brasil. Por ser interdisciplinar, podem participar estudantes de todos os cursos.A partir de óticas micro e macrossocial, a ideia é contemplar a reflexão crítica sobre o problema, as origens dos comportamentos violentos, o controle de si e as dinâmicas psicossociais da sociabilidade violenta, os laços de confiança e as percepções diversificadas do que é a violência, até os processos sistêmico-estruturais de definição dos parâmetros das estratégias de controle social formal e informal.
Arte - Loucura, fantasma e feminismo
Professora: Milena Travaessos
Dias: Terças-feiras, das 13h30 às 15h30. Sala de dança.
Seleção: Dia 30/08, das 11h às 12h
O grupo de estudo tem como tema as ideias de: loucura, fantasma e feminismo. Proporemos, ao longo dos encontros, estudos teóricos, históricos e exercícios de criação em arte envolvendo o vídeo, a fotografia e a performance. Em nossos encontros discutiremos a história dos manicômios, tendo como foco a mulher. Mulheres foram internadas, muitas vezes, por não corresponderem aos estereótipos ligados ao gênero ou por não se encaixarem dentro daquilo que a sociedade esperava delas. A raiva, o medo, a desobediência e a sexualidade da mulher eram considerados comportamentos histéricos que precisavam ser corrigidos. Os encontros do grupo serão distribuídos entre a FIBAM e o Hospital Ulysses Pernambucano (HUP) – conhecido por Tamarineira. As ideias centrais do projeto são: loucura, fantasma, ruína e feminismo. As atividades contemplarão leituras e discussão de textos, criação de um diário individual, criação de trabalhos ligados ao vídeo, à fotografia e à performance, escrita de artigos e organização de uma exposição efêmera e coletiva.
Grupo de Estudos Sobre Cenas Culturais
Professor: Diego Carreiro
Dias: quartas-feiras, das 11h10 às 13h
Seleção: Dia 31/08, das 11h15 às 12h15
O objetivo do Gescc - Grupo de Estudos Sobre Cenas Culturaisestá centrado no desenvolvimento de um estudo acerca do conceito de cena cultural a partir das interações relacionais entre cultura, atores sociais, gênero de produção cultural, dispositivos midiáticos e a tessitura urbana em que a cultura é consumida.
Grupo de Estudos sobre Linguagem Fotográfica
Professor: Eduardo Queiroga
Dias: Quartas-feiras, das 11h às 12h40
Seleção: 30/08, das 11h às 12h
Vivemos em um mundo rodeado, atravessado por imagens. Elas estão em todos os lugares, permeiam as relações humanas, delineiam a memória, constroem a realidade, nosso entendimento de mundo. Apesar disso, de toda essa participação na sociedade, ainda temos uma relação ingênua ou superficial com as imagens. O fotógrafo hoje não é apenas aquele que opera uma câmera e produz imagens, mas só coloca, cada vez mais, como sujeito que pensa sobre essa produção. O Grupo de Estudos sobre Linguagem Fotográfica, reforçando a vocação e trajetória do bacharelado em Fotografia, busca contribuir para o aprofundamento na reflexão sobre a produção e o consumo de fotografias – e imagens.
Grupo de Estudos em Comunicação, Cultura e Convergência
Professor: Rodrigo Martins e Igor Cabral
Dias: Segundas-feiras, das 11h às 12h40
Seleção: 01/09, das 11h às 12h
Refletir sobre o cenário de transformações na Comunicação e na Cultura Contemporâneas amplamente afetadas pela convergência midiátia. Pautando-se em análises de casos contemporâneos e discussões teóricas, o grupo tem por objetivo a reflexão teórico-crítica, assim como a produção de conteúdo multimídia para um blog voltado para temos comuns ao escopo de trabalho do grupo.
Identidade visual e transmídia
Professor: Lia Madureira Ferreira
Dias: Quartas-feiras, das 11h30 às 13h30
Seleção: 30/08, das 11h às 12h
O uso do termo transmídia faz referência ao uso de algumas mídias para contar uma história ou transmitir uma mensagem a determinado público. Assim, as diferentes mídias transmitirão variados conteúdos para o público de forma que os meios se complementem, sendo encontrado muitas vezes, um conteúdo específico para cada uma. Desta forma o grupo de estudo pretende averiguar o uso e apropriação da transmídia por marcas e verificar a pertinência do uso de uma metodologia projetual de design nessa construção.
Laboratório de Práticas e Estudos sobre o Rádio em Pernambuco
Professor: Marcos Araújo
Dias: Quartas-feiras, das 11h15 às 13h
Seleção: 30/08, das 11h às 12h
O grupo de estudo alia a prática da produção jornalística para o rádio, associada à reflexão crítica e acadêmica acerca do rádio. O objetivo deste projeto é a concretização de uma alternativa livre de comunicação radiofônica no ambiente da web visando o conhecimento e o desenvolvimento de novas práticas tecnológicas de produção sonora, bem como oportunizar um espaço democrático de divulgação e debate não apenas de temas cotidianos relevantes, mas também das demandas de coletivos, organizações sociais e demais entidades de atuação democrática na sociedade. O programa de rádio do projeto será transmitido ao vivo pela internet (via streaming) sempre às quartas-feiras, das 11:30 às 12:30, diretamente do laboratório de áudio da Aeso.
A crítica de cinema em Pernambuco - 2ª metade do século 20
Professor: Luiz Joaquim
Dias: Terças-feiras, das 13h30 às 14h30
Seleção: 31/08, das 13h às 14h
O objetivo é desenvolver estudos sobre a crítica cinematográfica local e fazer um levantamento da crítica pernambucana produzida na segunda metade do século 20 nos jornais do Recife. Tal objetivo passa pela necessidade de se criar trabalhos sistemáticos e de referência que identifiquem quem foram os profissionais da crítica na região naquele período e qual a sua importância. Pretende-se também elaborar relações entre a participação e influência dessa crítica sobre a produção de filmes no Estado, além das relações de política cultural neste meio durante o período em foco.
Publicidade e Política – Um estudo de conteúdo de campanhas publicitárias durante o processo de Impeachment de Dilma Roussef
Professor: Thiago Diniz
Dias: Terças-feiras, das 13h30 às 14h30
Seleção: 30/08, das 11h às 12h
O objetivo é desenvolver estudos sobre Macroambiente, Jornalismo, Publicidade e Opinião Pública considerando o momento histórico do Impeachment da Presidente Dilma Roussef. Tal objetivo passa pela necessidade de se criar trabalhos sistemáticos e de referência que identifiquem oportunidades em um cenário Macroambiental, mas que também reflitam sobre possíveis consequências para uma marca que se posicione politicamente.