Filmes que não foram aceitos no circuito comum de festivais ganham espaço na primeira edição do CineÓrfão de Cinema Sem Pais, com realização da ORFA Criação, produtora coletiva que tem a multidisciplinaridade como valor central, em parceria com a Moviemax. O evento acontece dia 23 de outubro, no Cine Rosa e Silva. “O nome é justamente uma homenagem a esses filmes que são órfãos e amadores - no mais belo dos sentidos-, feitos pelo amor ao cinema, que nós compartilhávamos”, comenta Felipe Berardo, um dos universitários envolvidos na organização e estudante do 4º período de Cinema e Audiovisual nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).
Além de Felipe, Heitor Vilar também cursou Cinema e Audiovisual na AESO-Barros Melo e está à frente da produção. Miguel Duarte é o terceiro integrante da equipe e estuda Design na UFPE, mas sempre amou o cinema e já foi colaborador de diversos curtas-metragens de alunos da AESO-Barros Melo. Os idealizadores do projeto definem o CineÓrfão como “uma iniciativa de jovens recifenses que, não achando seu lugar no circuito,decidiram criar um festival que desse espaço para curtas e longas‐metragens que não se encaixavam no padrão das mostras competitivas”.
“Começamos a divulgar o festival nas redes sociais, antes mesmo de saber como realmente iria acontecer. Com o tempo, ele foi tomando forma e conquistando um espaço. A adesão do público superou nossas expectativas desde o início, mas, principalmente, depois de fecharmos a parceria com o Moviemax Rosa e Silva”, comenta Felipe Berardo. Todas as inscrições foram feitas pela internet, o que foi essencial para o projeto sair do papel, já que não existia um orçamento para viabilizar a ponte entre os produtores e os interessados.
O CineÓrfão conta com duas exibições competitivas: “Mostra de Cinema Sem Pais” para aqueles que não foram aceitos em outros festivais e a “Mostra de Cinema Livre” para películas de qualquer categoria. No total, o evento conta com mais de 400 filmes inscritos.
No dia 12 de outubro, antes do festival, haverá um evento fechado para a imprensa e convidados, exibindo os filmes selecionados, no espaço
OCA (Rua do Bom Jesus, 172).
SERVIÇO
1º Festival CineÓrfão de Cinema Sem Pais
Quando: 23 de Outubro
Local: Moviemax Rosa e Silva (Av. Cons. Rosa e Silva, 1460
‐ Aflitos, Recife ‐ PE)
ENTRADA COLABORATIVA: Doação de alimentos não perecíveis, roupas ou
brinquedos.