As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) divulgam a lista de Projetos de Pesquisa aprovados para o Programa Institucional de Iniciação Científica 2018. A iniciativa contempla o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o Programa Institucional de Bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e o Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).
Nesta segunda etapa, que vai até o dia 02 de maio, os estudantes interessados em desenvolver trabalhos nas linhas de pesquisa devem se inscrever
via formulário. A seleção é realizada por meio da avaliação de uma redação e entrevista entre os dias 03 a 08 de maio. O resultado final do processo é divulgado dia 09 de maio. Entre 09 e 10, os discentes devem procurar a Coordenação de Pesquisa apara assinar o termo de comprometimento e recepção de bolsa (no caso de quem é bolsista). As pesquisas iniciam oficialmente dia 09 de maio.
Confira os Projetos de Pesquisa:
1- Diálogos e contaminações entre fotografia e audiovisual na produção contemporânea. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor proponente: Eduardo Queiroga. Entrevista: Dia 08/05, às 11h, sala 03.
- Descrição: Fotografia, vídeo e cinema, embora entendidos como campos distintos, com seus próprios vocabulários e gramáticas – e, por isso mesmo, em geral estudados separadamente – compartilham aspectos que nos autorizam a pensá-los também nas suas semelhanças. Por isso, o projeto tem como objetivo investigar as aproximações entre fotografia e audiovisual em produções contemporâneas. Mais especificamente, se busca resgatar e discutir referenciais teóricos que colaborem no percurso da pesquisa pretendida; identificar e analisar produções contemporâneas que lancem questões à pesquisa; confrontar diferentes abordagens para tensionar as temáticas envolvidas; e produzir artigos sobre o assunto.
2- Cinema de urgências – Estéticas, imaginários fílmicos e construções da memória. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora proponente: Gabriela Alcântara. Entrevista: Dia 03/05, às 11h, sala 07.
- Descrição: Em tempos de overdose midiática, como pode o cinema escutar e falar sobre aquilo que nos acontece, e como representar o acontecimento sem estar apenas acrescentando “mais um ruído ao ruído das vaidades?” (COMOLLI, 2008, p. 9). Um pouco mais à frente, encontraremos a resposta: o mundo ainda nos escapa, mesmo diante de tantas representações. O real escorre pelas brechas, foge do espetáculo da grande mídia, e é no cinema documentário que podemos encontrar os testemunhos daquilo que Comolli identifica como “teimosia” do real (idem, p. 10). Assim, este projeto visa identificar como o cinema brasileiro contemporâneo está representando o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, suas consequências e fatos relacionados. Também busca realizar uma catalogação de todos os filmes a serem lançados entre os anos de 2017 e 2018 que tratarem do tema, realizando registro considerado importante e necessário para fins de pesquisas futuras.
3- A interface enquanto discurso: como nos questionam os veículos pelos quais nos exprimimos. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor proponente: Igor Cabral. Entrevista: Dia 03/05, às 11h, Laboratório de TV.
- Descrição: Partindo da hipótese operacional de que na sociedade de controle os artefatos digitais passam a ter uma agência maior sobre o entendimento que os indivíduos têm da própria privacidade - construindo uma valoração se não completamente negativa da privacidade ao menos “desvantajosa” quando comparada às sedutoras ofertas de customização e personalização de opções de consumo calcadas na contrapartida da concessão de informações designadas como pouco relevantes ou pouco comprometedoras para os indivíduos, que alimentam a produção de cifras, códigos, constituintes dos dispositivos de controle e classificação social - nos interessa investigar, nesse momento, qual(is) o(s) discurso(s) ensejado pelas interfaces dos aplicativos de redes sociais contemporâneos. Especificamente, se busca: identificar recorrências temáticas e figurativas nos discursos de interfaces de uma mesma organização e/ou de organizações distintas; identificar o(s) discurso(s) sustentados por esses percursos temáticos e figurativos; analisar qual o tipo de usuário é pressuposto por esses enunciados; discutir as relações entre esse(s) discurso(s) e as representações de si (ethos) que as interfaces constroem; discutir os efeitos desse(s) discurso(s) na comunicação contemporânea; discutir o papel que as interfaces de artefatos digitais têm no processo autoexposição dos indivíduos.
4- Memória gráfica do cinema pernambucano. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professora proponente: Lednara Castro. Entrevista: 03/05, às 13h, Laboratório de Impressos.
- Descrição: O cinema é uma arte híbrida. É composta por uma série de outras linguagens e no processo de sua evolução incorporou diversas formas de comunicação. Depois que o cinema deixou de ser mudo, os filmes tiveram a oportunidade de incorporar apenas imagens e sons. Entretanto, palavras e outros elementos gráficos não só permaneceram nos filmes, como sua utilização foi ampliada como elemento de comunicação e identidade. Por isso, este projeto visa identificar a expressão (memória) gráfica do cinema pernambucano contemporâneo. Especificamente, busca pesquisar sobre a produção cinematográfica pernambucana e seus ciclos; entender as características do ciclo do “Árido Movie”; classificar e escolher os filmes do período; identificar autores que pesquisaram sobre a expressão gráfica no cinema; e mapear e analisar os elementos gráficos contidos nos filmes escolhidos.
5- TV com VC: a construção da audiência no discurso televisivo. Linha 1: Estudos Culturais, Sociedade e Tecnologias da Informação e Comunicação. Professor proponente: Rodrigo Martins. Entrevista: Dia 04/05, às 11h, sala 05.
- Descrição: O projeto busca identificar de que maneira os programas televisivos, no jornalismo e no entretenimento, constroem e apresentam imagens de sua audiência em seus discursos. Serão objetos de estudo o quadro “O Brasil que eu quero” e da edição 2018 do reality show Big Brother Brasil, que incentivam a produção e a interação com os usuários. Para isso, além da análise e da revisão de bibliografia em torno das mudanças do cenário da televisão em cenário de convergência, o estudo terá como base metodológica o referencial da Análise do Discurso.
6- Terrorismo e vigilância: Tecnologia e política criminal no Século XXI. Linha 3: Fundamentação, aplicabilidade e constitucionalização dos Direitos. Professora proponente: Izabella Barros Melo. Entrevista: Dia 04/05, às 11h, sala da profa. Izabella Barros Melo (3º andar).
- Descrição: As ameaças que representam o terrorismo islâmico transnacional, que se mostram socialmente como símbolo de uma afronta não apenas à soberania dos países economicamente mais desenvolvidos e a seu poderio militar, mas também ao modelo econômico adotado pelo ocidente, parecem confundir os gestores do poder e da coletividade, os quais, além de não saberem claramente quem é seu inimigo, terminam sustentando posições intolerantes contra grupos populacionais diversos, com os quais parece não manter pontos convergentes de identidade cultural. Por ser o terrorismo um tema novo para a realidade acadêmica brasileira, o objetivo deste projeto é contribuir com análise crítica e a produção de textos a respeito do terrorismo. Mais especificamente, se busca contribuir com o estudo do Direito Penal por meio do tema em questão; analisar os elementos que fazem com que o terrorismo islâmico aparente ser incontrolável e especialmente ameaçador; analisar a relação entre movimentos terroristas contemporâneos e a prática da vigilância e punitivas empregadas para contê-los; analisar como a vigilância praticada contra a figura classificada como inimiga pode afetar direitos e garantias fundamentais de todos os indivíduos, delinquentes ou não; analisar como a vigilância pode terminar sendo utilizada para fins políticos diversos daqueles publicamente expressos.
7- Racismo ambiental: análise da aplicação e cumprimento da política nacional de resíduos sólidos e a inclusão socioambiental de catadores e catadoras de material reciclável em Olinda. Linha 3: Fundamentação, aplicabilidade e constitucionalização dos Direitos. Professora proponente: Virgínia de Carvalho Leal. Entrevista: Dia 03/05, às 11h, sala 05.
- Descrição: O presente projeto pretende investigar e analisar a aplicação e cumprimento da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e a inclusão socioambiental de catadoras e catadores de material reciclável no município de Olinda, a partir do marco referencial do Racismo Ambiental - como concepção teórica referente às injustiças sociais e ambientais atreladas a grupos étnicos e sociais específicos. Assim, se busca levantar e analisar a aplicação do cumprimento dos objetivos da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos no bairro de Jardim Brasil e, posteriormente, pelo município de Olinda; analisar as políticas e instrumentos da LPNRS até o momento implementados; e avaliar a inclusão e/ou inserção social dos catadores e catadoras de resíduos, tendo-se por base a ideia do combate ou denúncia da manutenção de políticas que agravam o processo de racismo ambiental no país.