.
A oportunidade de estudar fora e viver um mundo de conhecimentos é uma realidade para os alunos e professores das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). Com a finalidade de ampliar conhecimentos, a instituição possui diversos Protocolos de Cooperação Internacional com Universidades Europeias, assim como: a Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (FDUL), a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH), o Instituto Politécnico de Tomar (IPT), o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e o Instituto Universitário Sophia (IUS).
Os respectivos protocolos têm como propósito um programa de mútua cooperação técnico-científica. Os convênios buscam fortalecer as relações culturais por meio de um intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes das instituições, possibilitando a inscrição de discentes nos cursos de graduação e pós-graduação ofertados pelas partes. Além disso, propiciam atividade de docência e investigação científica, por intermédio de projetos em conjunto, incluindo intercâmbio de professores.
Os interessados precisam corresponder às exigências do Edital de Intercâmbio da Barros Melo que, em geral, é divulgado na metade do ano, na página da instituição. Há alguns pré-requisitos básicos como: estar devidamente matriculado na Barros Melo, ter concluído pelo menos um semestre, estar quite com as mensalidades e manter o vínculo durante todo o período do intercâmbio. Também é necessário ter bom desempenho acadêmico, mantendo média global mínima de 7,0; ter bom desempenho na prova de redação e na entrevista; estar no perfil de estudante que a instituição de ensino conveniada com a Barros Melo exija.
A instituição tem a Coordenação de Pesquisa e Intercâmbio para tirar dúvidas dos alunos e também para orientar os processos seletivos de intercambio. O contato é coordenacao.pesquisa@barrosmelo.edu.br
Saiba mais sobre as universidades conveniadas
Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (FDUL) é uma das Universidades mais antigas de Lisboa, foi fundada em junho de 1913 e em dezembro do mesmo ano abriu suas portas para algumas dezenas de estudantes. Depois de comemorar mais de um centenário de existência, a instituição funciona dentro do campus da Universidade de Lisboa. O prédio possui uma biblioteca, auditório informatizado e também uma sala de audiências para a simulação de julgamentos.
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) está situada no centro da capital portuguesa. A faculdade conta com 12 Departamentos nas áreas de: Antropologia; Ciências da Comunicação; Ciências Musicais; Estudos Políticos; Estudos Portugueses; Filosofia; Geografia e Planejamento Regional; História; História da Arte; Linguística; Línguas, Cultura e Literaturas Modernas; Sociologia.
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é localizado na Cidade Medieval de Tomar, há 1h20min do Centro de Lisboa. Com 23 cursos de licenciatura, o IPT abrange diversas áreas e tem um campus que acolhe os alunos da Escola Superior de Tecnologia de Tomar, Escola Superior de Gestão de Tomar e, em Abrantes, e da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. A instituição conta com departamentos de Arqueologia, Conservação e Restauro e Patrimônio; Artes, Design e Comunicação; Ciências Empresariais; Ciências Sociais; Engenharias; Tecnologias de Informação e Comunicação; Matemática e Física.
O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integra cinco Escolas Superiores (Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Ciências Empresariais, Escola Superior de Tecnologia do Barreiro e Escola Superior de Saúde), situadas no campus de Setúbal e no campus do Barreiro, que abrangem um leque significativo de áreas do saber e oferecem um largo espetro de programas de formação que o tornam indispensável na região em que se insere. A instituição oferta cursos de Licenciatura, Mestrados, Pós-Graduações, além de Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
O Instituto Universitário Sophia (IUS) tem o campus localizado próximo a Florença e é um centro acadêmico de educação e pesquisa interdisciplinar e intercultural. O espaço disponibiliza estrutura completa em salas de aula, biblioteca e conta também com residências estudantis. O IUS é dividido em departamentos de Estudos Políticos, Economia e Teologia e Filosofia. Além disso, tem áreas especiais de pesquisa em Ciências Sociais/Comunicação e Música/Estética.