Artistas e profissionais experientes do mercado musical nacional trocam experiência sobre o segmento
O Festival Coquetel Molotov, em parceria com a AESO, SEBRAE-PE e Baterias Moura, promove o “Coquetel Molotov Negócios: Rodadas e Encontros”. O evento, com 15 anos na bagagem, tem como foco a profissionalização da cadeia artística musical do Nordeste e acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, na semana que antecede a maratona de música. Dez alunos de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) participam gratuitamente das atividades.
Para concorrer a uma vaga, preencha este
formulário. A lista de selecionados será divulgada neste site.
“O objetivo dos encontros é levar para o público atividades que contemplem diversos pontos considerados críticos para o crescimento do segmento musical em termos de mercado na região: produção, difusão, comercialização e divulgação”, explica Ana Garcia, produtora e idealizadora do Coquetel Molotov.
A programação contempla pitching com novas bandas pernambucanas e de outras capitais nordestinas para compradores de todo o país, além de palestras e debates. As atividades ocorrem em dois locais: auditório do Portomídia e espaço SinsPire, ambos no Recife Antigo. Entre os compradores já confirmados nos pitches estão os representantes de festivais como o Bananada, Circo Voador, Festival Coala, Festival DoSol, Psicodália, Mostra Sêla, Porto Musical, RecBeat, SIM São Paulo, entre outros.
Para participar do pitching, as bandas e artistas de música em geral devem comparecer ao curso "Ideação e Prototipagem de Negócios Criativos", uma oficina de Design Sprint que será ministrada por André Lira, nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório do Portomídia.
No dia 16, o Som da Rural estará na Rua da Guia, no Recife Antigo, realizando apresentações musicais, abertas ao público.
Sobre a Oficina de Design Sprint:
O curso "Ideação e Prototipagem de Negócios Criativos" é imersivo e pretende auxiliar os participantes a identificarem soluções para os problemas dos seus empreendimento e/ou setores criativos nos quais atuam. Elaborado por Richard Tomlins, da Universidade de Coventry, fruto de uma parceria entre o SEBRAE e Conselho Britânico, a metodologia é uma adaptação do Design Sprint, desenvolvido na Google, especialmente para o público brasileiro. O curso, totalmente prático, é para todos os públicos; requer atitude de colaboração dos participantes com compartilhamento de ideias, sugestões e conteúdos.
Após o encontro, os participantes estarão habilitados a replicar a metodologia em seus empreendimentos, coletivo e grupos de atuação, bem como terão capacidade de identificar o principal desafio do negócio; definir o mercado-alvo; gerar ideias, experimentá-las e validá-las antes da implementação efetiva.
PROGRAMAÇÃO “COQUETEL MOLOTOV NEGÓCIOS: RODADAS E ENCONTROS”
SPRINT:
*Terça-feira - 13 de novembro
Das 9h às 16h
Portomídia - Auditório
*Quarta-feira - 14 de novembro
Das 9h às 16h
Portomídia - Auditório
PITCHING:
*Quinta-feira - 15 de novembro
Das 11h às 13h
Portomídia - Auditório
*Sexta-feira - 16 de novembro
Das 11h às 13h
Portomídia - Auditório
ENCONTROS:
*Quinta-feira - 15 de novembro
Local: Portomídia - Auditório
14h
Bate papo - Como se relacionar com marcas: artistas, projetos e festivais.
Com Samantha Almeida (Mynd8) e Gabriel Andrade (Festival Coala)
16h
Espaços de música ao vivo para exposição de novos artistas e formação de público.
Com Felipe Cabral (Bailito), Felipe Matheus (Miragem), Katia Abreu (Dia da Música), Maria do Céu (Metrópole) e Alexandre Rossi (Circo Voador).
Mediação: Bruno Nogueira
18h
Sincronização e licenciamento de música para o audiovisual: da publicidade ao videogame.
Com Luiz Augusto Buff (1m1).
*Sexta-feira - 16 de novembro
Local: Sinspire - Pça do Arsenal
14h
Chegando na curadoria de festivais da forma certa.
Com Gutie (Rec Beat), Ana Morena (DoSol), Bina Zanetti (Psicodália), Melina Hickson (Porto Musical), Marcelo Damaso (Se Rasgum) e Daiane Dias e Fabricio Nobre (Bananada)
Mediação: Fabiana Batistela (SIM São Paulo)
16h20
Mídia paga digital, playlists, algoritmos e data: como usar as novas ferramentas do mundo digital a seu favor
Com João Pedro (OneRPM) e Yasmin Muller (Tidal)
19h
Novas mídias para se divulgar conteúdo de música
Com Camila Garófalo (Mulher na Música / Sêla), Anderson Foca (DoSol TV), Alexandre Giglio (Minuto Indie), Gabriel Albuquerque (Jornalista / Kondzilla / Vice)
Mediação: Jarmeson de Lima (Coquetel Molotov)
SOM NA RURAL
* Sexta - 16 de novembro
Local: SINSPIRE - Pça do Arsenal
A partir das 13h às 21h20