Arte: Sara Rangel
Arte: Sara Rangel
É a segunda vez que o artista assina um projeto para a emissora carioca
A arte sempre esteve presente na vida de Perron Ramos, de uma forma ou de outra. Desenhar era um hobby que adorava desde a infância, quando comprava quadrinhos e refazia as ilustrações. Mas, com o passar do tempo, ele resolveu seguir o caminho artístico da música e voltou a desenhar apenas quando iniciou o curso de Design Gráfico na Uniaeso.
Em mais um trabalho de sucesso, o artista pernambucano assina as ilustrações da abertura da nova novela das 18h da Rede Globo, ‘No Rancho Fundo’.
O egresso explica que essa não é a primeira vez que trabalha para a emissora, pois também foi responsável por realizar as ilustrações do teaser para a novela ‘Mar do Sertão’, de mesmo autor, para ser veiculado nas redes sociais da Globo.
Os projetos chegaram a ele através de um diretor de arte, que conheceu o seu trabalho e entrou em contato.
“[No Mar do Sertão] foi um trabalho mais simples, ficou bem legal a animação, mas foi bem pequeno. Já o de agora, ele entrou em contato comigo em janeiro dizendo que tinha uma nova proposta de trabalho e seria bem diferente do que a gente tinha feito, e maior. Ele pegou mais algumas informações e entrou em contato comigo novamente, falando que era para fazer as animações da abertura da novela. Nossa, fiquei sem acreditar, muito feliz”, contou.
Ao detalhar seus projetos prévios, o artista afirma que já trabalhou em ilustrações de animação para o Café Santa Clara, que demandava a construção de cinco cenários. Para a novela Mar do Sertão, ele levou quatro dias para preparar o teaser. Já No Rancho Fundo se tratou de um trabalho mais denso, totalizando cerca de um mês de processo.
“Esse [No Rancho Fundo] foi um trabalho bem grande, com vários elementos, personagens, cenários e posições. Essa abertura e todo processo foi mais ou menos um mês, trabalhando todos os dias e finais de semana. Foi intenso demais, muito cansativo, mas no final quando a gente entrega tudo, fica bem satisfatório”, afirmou.
Segundo Perron, no decorrer da produção, o projeto, que já era grande, se tornou ainda maior.
“O pessoal estava gostando do processo e queria fazer a animação do teaser. Então, eu fui convidado também para fazer as ilustrações do teaser e esse foi massa porque foi veiculado na televisão, nas redes. Depois eles queriam usar as ilustrações para fazer toda a identidade visual da novela. A animação para a abertura, teaser, identidade visual e também quiseram fazer uns brindes, peças feitas a mão para presentear influenciadores, mídias e imprensa”, explicou.
O mais importante para ele, após um trabalho dessa magnitude, é a experiência de saber lidar com o cliente, administrar o tempo e entender melhor um projeto de animação, além da questão do orçamento, ao definir o que o cliente quer e deixar o projeto alinhado para ambas as partes:
“Essa experiência foi muito válida, em questão de tempo, trabalho e orçamento. Foi um trabalho que eu nunca tinha feito e algumas coisas eu aprendi depois, mas é importante para que no próximo a gente saiba melhor como medir isso tudo”.
Imerso na arte da xilogravura e em trazer aspectos regionais em suas produções, Perron criou um negócio de sucesso e muita personalidade. Tudo começou ainda na graduação, durante a realização do Trabalho de Conclusão de Curso.
“Eu comecei a fazer o TCC sobre semiótica, mas não deu certo, então eu decidi fazer sobre sinalização e propus a sinalização da Casa da Cultura. Olhando por lá, disse que ia fazer algo voltado para o regional, para xilo, porque eu acho mais adequado para agregar na identidade do local”, contou.
“Foi um projeto muito bacana, que eu amei demais fazer. Foi muito trabalhoso, tinha muita técnica, mas no final o resultado foi muito incrível. Se não fosse isso, eu nem estaria trabalhando com ilustração hoje”, completou.
Após o TCC e ainda neste segmento, ele criou uma página, mas sem muitas pretensões:
“Comecei a perceber que na Internet não tinha nada juntando a estética da xilogravura com o humor nordestino, com o linguajar. Então, eu criei a página Estilo Xilo, para enfatizar que não era xilografia mesmo de fato, mas sim a estética da xilogravura. Eu criei essa página sem pretensão nenhuma, com as ideias oriundas do TCC. Fiz no Facebook, no Instagram, e foi crescendo. Outras pessoas começaram a conhecer e a partir da página eu fui convidado para ir no Encontro com Fátima Bernardes".
Perron divide sua vida profissional em antes e depois do TCC, pois foi após o despertar causado pelo trabalho que ele decidiu embarcar no seu próprio negócio. Através das redes sociais, o artista encontrou um meio para divulgar suas artes e projetos.
“A minha vida profissional de hoje aconteceu muito naturalmente. Antes de tudo eu trabalhava em agência, como diretor de arte. Em 2014 decidi largar meu trabalho formal para viver disso e embarquei de fato no empreendedorismo, tentando ver coisas diferentes, sempre com um olhar atento às coisas para pintar e colocar essa estética nessas superfícies. A principal premissa do meu trabalho é colocar a estética da xilogravura, tirar desse lado só rústico e colocar ela em qualquer coisa, em qualquer lugar, para que qualquer pessoa possa adquirir”, disse.
O designer afirma que a arte o “sugou” e lhe guiou para o caminho que percorre hoje em dia e a busca por objetos diferentes para testar suas pinturas é algo que o move e o mantém nesse rumo.
“Comecei a pintar em garrafa Long Neck, sempre com essa estética, pintava e colocava na internet. Comecei a perder a vergonha de mostrar e as pessoas começaram a se interessar e comprar. Passei um tempo fazendo garrafas, vasos, tábuas de madeira. Já fiz caneca, bolsa, camisa, estou sempre querendo coisas diferentes. Fiz parceria com ceramista pra fazer peças exclusivas com desenhos meu para trabalhar em cima. Aí realmente o empreendedorismo nasceu e ficou bem forte. O despertar surgiu a partir de investir no que a arte me propôs. A arte me sugou mesmo e me mostrou o caminho, porque eu nunca tive o guia de ninguém, foi tudo percebido por mim mesmo”, afirmou.
Para ele, o trabalho para a Globo é uma concretização do seu esforço de muitos anos e uma oportunidade para continuar inovando:
“Fiz trabalho para a Pitú, Unilever, Amazon e agora para a Globo. De onde eu vim, olhando assim, fico muito feliz por ter conquistado essas coisas, isso tudo é fruto do meu trabalho, sou muito feliz e completamente realizado com o que eu faço e continuo tentando não parar nunca de fazer coisas diferentes, peças diferentes”.