Estudante de Design Gráfico
Estudante de Design Gráfico
A aluna foi convidada pela artista Cyane Pacheco
A estudante Kayllanne Menezes, do 4° período do curso de Design Gráfico, participou do projeto "Ela que o Abismo Também viu", da artista pernambucana Cyane Pacheco, que está exposto até o dia 2 de janeiro, na Arte Galeria Plural.
A aluna ficou responsável por toda criação da identidade visual e projeto editorial do catálogo com as obras que serão exibidas na exposição.
Para Kayllanne, o convite foi um reconhecimento do seu portfólio desenvolvido nas redes sociais, onde publica seus trabalhos de destaque:
“Foi um reconhecimento dos trabalhos que foram produzidos e que eu sempre posto no Instagram e no Behance, como portfólio mesmo. Ela [Cyane] faz parte de um ciclo social próximo das pessoas que me formaram como designer e até hoje me formam, como o professor André Aquino. E ela acabou chegando próxima desses meus trabalhos, conhecendo através de pessoas próximas, adorou e acabou realizando esse convite para eu produzir a identidade visual e projeto editorial”.
A estudante explicou o processo de criação do trabalho, que levou dois meses. Segundo ela, o passo primordial é uma pesquisa aprofundada e a busca por referências, pois elas são o guia para a construção de qualquer projeto gráfico.
Além disso, é preciso um bom conhecimento dos programas de edição de arte - aprendidos durante a graduação - para um resultado satisfatório.
“Para desenvolver esse trabalho usei os softwares gráficos comuns: Illustrator, Photoshop e Indesign. Basicamente toda essa estrutura acaba sendo muito embasada em um processo de pesquisa muito profundo, então a gente acaba usando referências visuais externas - outros catálogos. Eu tive o processo de pesquisa, então acabei bebendo de várias fontes. São necessárias muitas coisas diferentes para conseguir chegar em um resultado como esse, mas a ferramenta de trabalho principal foram esses softwares”, afirmou.
Kayllanne destacou a importância de participar de um projeto desta magnitude, com uma dinâmica de trabalho real, devido a exigência de habilidades de comunicação e organização que são essenciais para um designer.
“A parte mais importante foi aprender a administrar o processo de dinâmica com o cliente, tanto em relação ao tempo, quanto em relação a lidar com as etapas de forma objetiva e clara, para que a cliente conseguisse entender o que está sendo feito e eu conseguisse produzir de forma adequada as demandas que estavam chegando”, relatou.
“Então, foi uma experiência única que te dá muita bagagem para que você consiga lidar melhor com os próximos clientes. Acho que essa foi a parte mais importante”.
Ela falou ainda como caracteriza sua própria identidade e a mantém ao realizar trabalhos para clientes que também pertencem ao ramo artístico.
“No Design a minha identidade é muito mais relacionada à realização do processo metodológico. É uma produção focada na essência do projeto e no público alvo, tentando ao máximo comunicar de forma funcional tudo isso. Esse foi o meu papel, e de todos os designers, o prazer de sintetizar tudo isso para o público e para o cliente”, disse.
"Ela que o Abismo Também viu" é uma mostra artística inédita da artista pernambucana Cyane Pacheco. Trata-se de uma série de colagens produzidas durante a pandemia que foi selecionada em um edital de incentivo da Fundarpe - Funcultura.
Através desse incentivo, a mostra estará exposta na Arte Galeria Plural, até o dia 2 de janeiro, além de projeções urbanas das obras em bairros do Recife.