Rafael Lobo, produtor e publicitário, com formação na AESO-Barros Melo, conta sobre experiência no mercado
A fusão entre o mercado de eventos e a publicidade tem dado o que falar. Grandes marcas estão procurando concertos, festas e festivais para investir em ações de experiência pela capacidade que o setor tem de atrair um público mais específico e garantir bons resultados. A Carvalheira, agência pernambucana fundada em 2004, é uma das que está sob holofotes, chamando atenção de diversos anunciantes que enxergam, nas exposições de marca em eventos, a solução para atingir o target.
Um dos sócios da produtora, que está à frente de selos famosos como Carvalheira na Ladeira, Reveillon de Noronha, Bikini Memories, Baile da Carva, Semana Santa dos Milagres, Rafael Lobo é formado em Publicidade e Propaganda pela AESO-Barros Melo. Ele conta um pouco sobre o cenário e como o aprendizado acadêmico influencia no dia a dia da produção.
Lobo, como é conhecido, chegou a trabalhar como web designer na área de TI antes de decidir seguir carreira em eventos. “Abandonei a ideia de me dedicar a publicidade e decidi procurar algo que gostava”, afirma. Mas, de uma forma ou de outra, a faculdade voltou a aparecer no caminho, direcionando, inclusive, o perfil do empresário. “Com certeza, a publicidade me ajudou na bagagem de experiências que carrego. Eu me envolvo mais na parte de comunicação do que meus outros sócios, por exemplo. Isso acontece naturalmente, sem que eu me policie ou seja cobrado por tal função. Acredito que por provável influência da minha formação”, comenta.
Neste sentido, ele acredita que as marcas procuram o segmento de eventos como uma nova plataforma de comunicação. Afinal, quem não deseja uma oportunidade de falar diretamente com consumidores cujo perfil, inclusive, é mais mensurável e possível de ser traçado?
De acordo com Lobo, as marcas procuram a Carvalheira pela garantia de entrega de qualidade e comunicação influente sobre os consumidores. A agência, por sua vez, busca parceiros que sigam a linha de ser diferente e apliquem ativações a fim de promover boas experiências, capazes de criar memórias para os clientes. “Procuramos nos casar com as marcas que querem estar conosco”, comenta.
Para quem quer investir no setor e se aventurar no trabalho de produção de eventos, focando em comunicação e exposição de marca, o empresário pernambucano tem um conselho: “Seja diferente. Inquieto. Proativo. Procure fazer sempre o certo, que as coisas vão acontecer”.
Empresário na Feijoada do Seu Carva
Produção no Baile da Carva
Rafael Lobo ao lado dos sócios