As atividades acontecem nos dias 14 e 20 de novembro
Diante dos recentes acontecimentos que envolvem questões de gênero, especificamente as mobilizações contra a PL 5069, o episódio machista relacionado ao Master Chef Jr. que resultou na campanha #meuprimeiroassédio, e, por fim, o tema da redação do Enem relacionado à violência contra a mulher, o curso de Jornalismo da Instituição promove o “InterJornalismo - Pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher.”, nos dias 14 e 20 de novembro, na sede da AESO-Barros Melo.
Com debates sobre igualdade de gênero, oficinas e trocas de idéias com profissionais do mercado, o evento traz: Ana Veloso, Nataly Queiroz, Carol Leão, Julieta Jacob e Rosa Sampaio “Vamos debater o fim da violência contra a mulher na sociedade brasileira, discutir as várias formas de opressão contra a mulher, as formas de combatê-la e eliminá-la, além de promover oficinas que mobilizem alunas e alunos a se engajarem nesta luta”, comenta Monica Fontana, coordenadora do curso de Jornalismo da AESO-Barros Melo.
Os alunos do curso podem se inscrever clicando aqui.
CRONOGRAMA
Dia 14/11
OFICINAS (08h30 às 12h30)
- Radioativismo (Ana Veloso) - a experiência da Rádio Mulher nos movimentos feministas;
- Assessoria de Imprensa para movimentos feministas (Nataly Queiroz) - a relação, nem sempre harmônica, entre os movimentos feministas e a grande imprensa;
- O feminino na mitologia: gênero e sexualidade (Carol Leão) – a leitura do feminino na mitologia e suas significações numa sociedade fortemente marcada pelo patriarcalismo;
- Educação Sexual (Julieta Jacob) - a experiência da jornalista na construção do blog Erosdita e a atuação de um educador sexual numa sociedade fortemente marcada pelo patriarcalismo.
- Leitura crítica de mídia (Rosa Sampaio) - como ler, observar e se posicionar diante do comportamento tendencioso da grande mídia nas relações de gênero.
Dia 20/11
DEBATE (09h30 às 12h30)
Ana Paula Portella, autora da tese "Como morre uma mulher: configurações da violência letal contra mulheres em Pernambuco" e Fabiana Moraes, autora da reportagem Casa Grande e Senzala - 80 anos, sobre a exploração sexual de meninas e adolescentes, debatem a igualdade de gênero e a luta pelo fim da violência contra a mulher. Mediadora: professora Carolina Leão
CONHEÇA AS OFICINEIRAS
Ana Veloso - Jornalista, Doutora em Comunicação (UFPE), professora do Depto. de Comunicação da UFPE, colaboradora da ONG Centro das Mulheres do Cabo.
Nataly Queiroz - Jornalista, especialista em Ciência Política, doutoranda em Comunicação (UFPE), atuou como jornalista na UNIFEM - Fundo de Des. das Nações Unidas para a Mulher, no Grupo Curumim Gestação e Parto e no Fórum de Mulheres de Pernambuco.
Carol Leão – Jornalista, doutora em Sociologia e professora das Faculdades Integradas Barros Melo, colaboradora da Companhia Editora de Pernambuco e da Revista Continente. Atuou como gestora de literatura No Festival Recifense de Literatura. Trabalha também como repórter, produtora e editora.
Julieta Jacob - Jornalista com formação em Educação em Sexualidade, fundadora e editora do blog Erosdita (www.erosdita.com). Membro do grupo de pesquisa "Diversiones: direitos humanos, poder e cultura em gênero e sexualidade" (CNPq - UFPE).
Rosa Sampaio - Jornalista e militante do Fórum Pernambucano de Comunicação (FOPECOM). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em direito humano à Comunicação.
CONHEÇA AS PALESTRANTES
Ana Paula Portella - Psicóloga, mestre em Saúde Pública e Doutora em Sociologia pela UFPE, militante feminista, pesquisadora do NEPS (Núcleo de estudos e pesquisa em criminalidade - UFPE) sobre violência contra a mulher.
Fabiana Moraes - Jornalista, Doutora em Sociologia pela UFPE. Repórter especial do Jornal do Commercio.