Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube
O evento acontece no dia 06 de outubro, a partir das 09h20
Lançada em 27 de agosto de 2012, a campanha “Para Expressar a Liberdade” surgiu com o objetivo de mobilizar o Brasil por um novo marco regulatório da comunicação. Buscando discutir esta questão no campo acadêmico, o curso de Jornalismo, em parceria com as Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), traz, no dia 06 de outubro, o jornalista Ivan Moraes Filho. A palestra: “O Direito Humano à Comunicação e a regulação da radiodifusão no Brasil”, gratuita e aberta ao público, acontece às 09h20, no Cineteatro da faculdade.
Na ocasião, o profissional vai debater sobre o direito humano à comunicação e o andamento de uma lei que regule a radiodifusão proposta pela mídia tradicional, além de estimular nos alunos uma reflexão acerca da comunicação enquanto direitos humanos e na necessidade de pluralidade de vozes na mídia, “Ivan vai apresentar a dissertação de mestrado dele em Comunicação, ‘A privatização das ondas do ar’”, comenta Daniel Meirinho, coordenador de extensão da Aeso-Barros Melo e professor de Jornalismo.
O jornalista Ivan Moraes Filho é escritor, defensor de direitos humanos, integrante do Centro de Cultura Luiz Freire e do Fórum Pernambucano de Comunicação. Diretor e apresentador do programa Pé na Rua (TV Brasil), conselheiro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e editor do portal OmbudsPE (www.ombudspe.org.br) e do blog Bodega (www.bodega.blog.br).
A Lei da Mídia Democrática – O Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Comunicação Social Eletrônica, que ue regulamenta os arts. 5, 21, 220, 221, 222 e 223 da Constituição Federal, estabelece de forma clara o percentual de produções regionais que devem ser transmitido pelos meios de comunicação. Dessa forma, garantindo diversidade e pluralidade de conteúdos.