O objetivo é discutir sobre os crimes praticados pelo cangaceiro e as possíveis penalidades
Lampião, como ficou nacionalmente conhecido Virgulino Ferreira da Silva, foi rei do cangaço, considerado bandido por uns e herói por outros. Ele entrou para o cangaço para vingar aqueles que causaram prejuízos à sua família devido à disputa de terras na região.
Por onde passou, Lampião fez ataques e saques, causando medo entre moradores e coronéis. Ele morreu em 1938, e, até hoje, sua memória é celebrada pelos nordestinos.
A história do personagem gera curiosidade e dá margem para um debate sobre culpa, criminalidade, transgressão e liberdade. Diante disso, o curso de Direito da UNIAESO promove o evento “O julgamento de Lampião no Tribunal do Júri”, para discutir como seria a atuação jurídica do caso hoje. A ideia é preparar os estudantes para a prática na área criminal, onde o Tribunal do Júri é a máxima da defesa em plenário dos crimes dolosos contra a vida.
Alunos e juristas convidados se basearão no fato histórico, que aconteceu no nordeste brasileiro, para fazer um julgamento dos atos cometidos por Lampião e seu bando. O julgamento de Lampião no Tribunal do Júri está marcado para dia 13 de novembro, a partir das 8h, no canal do Youtube da UNIAESO.
“Nossa ideia é fazer o julgamento dos prós e contras de Lampião, que era um matador, claro, cuja ideologia, contrária à repressão do governo, acabava encobrindo-o dos crimes cometidos. O personagem alimentava a população que estava com fome, então, era protegido por essas pessoas. Nós vamos discutir esses vieses de comportamento”, afirma a professora Renata Leimig, coordenadora do curso de Direito da UNIAESO.
Participam também do evento o Prof. Fernando Alves e o Proof. Roberto Wanderley.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Abertura às 8h
Defesa de plenário às 9h
Intervalo das 10:10h às 10:20h
Considerações gerais até às 11h
direito -
evento -
tribunal do júri -
julgamento popular -
voltar