Direção das Faculdades Integradas Barros Melo anuncia a contratação de um nome de peso e referência no cinema de Pernambuco para integrar a equipe docente
Luiz Joaquim - Jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - atuou como coordenador de cinema na Fundação Joaquim Nabuco ao lado de Kleber Mendonça Filho, durante 15 anos. Nesta terça-feira (31), Joaquim comunicou o desligamento da FUNDAJ para aceitar um novo desafio, a coordenação do curso de Cinema e Audiovisual das Faculdades Integradas Barros Melo-AESO.
O Cinema da Fundação teve grandes conquistas durante a passagem de Luiz Joaquim. Entre elas, em 2005, a reforma estrutural que transformou as duas salas de projeção em ambientes de cinema. Em 2013, os equipamentos foram modernizados para projeção digital DCP, tecnologia que poucos espaços de pequeno porte no Brasil possuíam naquele momento. No mesmo ano, o Cinema da Fundação firmou parceria com o Dragão do Mar, em Fortaleza, onde foi prestado o trabalho de assessoria técnica e curatorial. Duas salas de cinema passaram por reestruturação e hoje funcionam como "Cinemas do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco".
Além dos trabalhos com a FUNDAJ, Luiz Joaquim desempenhou outras atividades ligadas ao cinema. Atuou como crítico no Caderno C do Jornal do Commercio e no então Caderno Programa da Folha de Pernambuco, hoje Diversão e Arte, neste último ficou na função de setorista de cinema por 12 anos. O crítico também fez parte do júri de diversos festivais nacionais, entre eles o Janela, o Festival de Gramado e na última semana foi jurado na Mostra de Cinema Tiradentes.
Na AESO-Barros Melo Luiz Joaquim chega renovado trazendo na bagagem a disciplina de todas essas conquistas, além de uma ampla rede de contatos e profissionais que vão agregar conhecimento aos seminários, eventos e também à ações práticas do curso de Cinema e Audiovisual. "Eu me senti muito bem acolhido e esse tipo de recepção é fundamental para um bom trabalho. Já havia há algum tempo uma proximidade entre mim e Dra Ivânia Barros Melo (Diretora da Barros Melo) e agora calhou de ser interessante", afirma Luiz Joaquim.
Para Ivânia Barros Melo, diretora da instituição, "Luiz Joaquim esteve presente na concepção do nosso curso de cinema, desde o primeiro momento. É um profissional extremamente competente, com quem sempre desejamos trabalhar e que tem nossa total confiança. Com sua vinda, apostamos na construção de um curso que prima pela produção cinematográfica, pelo repertório audiovisual, pela transdisciplinaridade e por um corpo docente reconhecido por seus pares. Sua participação, agora como coordenador, representa para nossa comunidade acadêmica a certeza de que a formação que buscamos oferecer está em ótimas mãos".
Com o crítico a frente do curso, a expectativa é que as atividades da graduação vão para além do espaço físico da faculdade e permita ao aluno uma experimentação prática maior do fazer cinema. Na AESO-Barros Melo o estudante é incentivado a ser criativo através de disciplinas que englobam prática e contexto histórico, social, cultural e artístico. O curso inaugurou em 2015 e apenas neste tempo de funcionamento, foram três filmes de alunos exibidos em festivais em Fortaleza, São Paulo e Recife.
aeso -
barros melo -
Cinema e Audiovisual -
voltar