Professora Milena Travassos
Professora Milena Travassos
O evento começa nesta terça-feira (7)
A professora do curso de Cinema e Audiovisual, Milena Travassos apresentará sua pesquisa "Os postes: transcendência, natureza e técnica no cinema de Tarkovsky", no XXVI encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), que acontece entre os dias 7 e 10 de novembro, na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu, Paraná.
A pesquisa será apresentada no seminário temático “Estética e teoria da direção de arte audiovisual”, que pretende explorar a multidisciplinaridade da Direção de Arte dentro do audiovisual, percebendo este campo como condensador de diversas matérias como arquitetura, artes visuais, teoria das cores, semiótica, dentre outras.
Considerando a abrangência da direção de arte, a presença foi pensada enquanto cenário, figurino, paisagem, ambiente sensorial e as mais diversas materialidades da imagem no cinema, no audiovisual, e nas modalidades denominadas cinema expandido.
A proposta está focada, então, em compreender a importância da Direção de Arte na criação das atmosferas, os aspectos sensoriais provocados pelos elementos materiais e visuais, a contribuição para o desenvolvimento da narrativa, construção dos personagens e dos ambientes, revelar suas materialidades e destacar impactos da paisagem e dos ambientes na narrativa e suas relações com os corpos, tanto os imersos no espaço fílmico, quanto os imersos nos espaços espectatoriais.
Cenas dos filmes O Espelho, Stalker, Nostalgia e O Sacrifício, de Tarkovsky, marcadas pela aparição de postes, são “lidas” em uma tradução criativa em que se destacam as noções de espiritual, natureza, humano e técnica. Tal leitura se atém ao que é visível e confere linguagem às cenas; portanto, à presença da direção de arte enquanto procedimento criador de atmosferas. Nesse exercício de leitura, o pensamento de Benjamin, Agamben e Didi-Huberman, somaram-se ao de Inês Gil, e foram essenciais.