“Convivendo com a síndrome do Zika Vírus” apresenta recorte da realidade das famílias acometidas pela doença
Após três anos da epidemia do vírus Zika, arbovirose transmitida através do mosquito Aedes aegypti e causa da microcefalia em recém-nascidos, o ex-aluno de Jornalismo da AESO-Barros Melo, Ewerton Oliveira, resolveu mostrar no Trabalho de Conclusão de Curso a luta diária das famílias que tiveram bebês cujo desenvolvimento foi comprometido pela doença rara.
A série “Convivendo com a síndrome do Zika Vírus” reúne quatro reportagens onde o estudante entrevista médicos, pesquisadores, representantes do Poder Judiciário, conversa com as mães das crianças e acompanha o dia a dia delas, buscando apresentar um recorte da realidade das famílias acometidas pela síndrome. Por colocar a causa em pauta, o trabalho ganhou destaque no Portal Imprensa, relevante site dedicado às notícias relacionadas ao Jornalismo brasileiro.
Confira a entrevista completa clicando aqui.
Segundo o jornalista, o apoio dos profissionais da instituição de ensino foi imprescindível para a produção da reportagem: “Tive a ideia e apresentei para a professora da disciplina de Telejornalismo, Ana Carolina Cavalcanti. Criamos uma relação de respeito e hoje tenho admiração imensurável por ela. Quando me sentia inseguro, Carol me confortava com a sabedoria de quem tem o dom de ensinar. A produção, filmagem e edição foi assinada por Thiago Barros, do Estúdio de TV da FIBAM, que me ajudou durante todo o projeto. Ao fim do trabalho, também pude contar com o produtor fonográfico Fábio Barros, do Estúdio de Áudio da faculdade. Ele foi o responsável por criar a trilha e equalizar o som do material. Recebi contribuições também de amigos de curso e colegas da área”, agradece Ewerton.
A série foi indicada para a 24º edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (Sinjope) e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), na categoria ‘Estudante – Videojornalismo’, ficando entre os finalistas. Após garantir a nota máxima na avaliação do TCC, Ewerton foi contratado para atuar na Assessoria de Comunicação do Conselho Regional de Farmácia - CRF-PE, onde foi estagiário durante dois anos.
Links para as reportagens:
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4
aeso -
barros melo -
alunos no mercado -
Jornalismo -
ex-aluno -
Ex Aluno No Mercado -
TCC -
zikavirus -
voltar