Os desafios dos empreendedores criativos vem sendo detalhados na segunda edição do Formule ao longo dos encontros. O evento é uma iniciativa das Faculdades Integradas Barros Melo - AESO e, este ano, está levando para o MAMAM (Museu de Arte Moderna Aluízio Magalhães) uma série de palestras sobre Economia Criativa. O último encontro acontece no dia 02 de maio, às 14h, com o tema Direito & Criatividade. O encontro é gratuito e aberto ao público em geral.
Inscreva-se.
Nos encontros são discutidos temas transversais aos setores da economia criativa, que desafiam os empreendedores a desenvolver e adotar posturas que facilitem a identificação de oportunidades e a gestão de redes de cooperação. Cada encontro aborda uma temática, são elas: Arte & Tecnologia; Empreender & Reinventar; e o último tópico Direito & Criatividade. Os objetivos do Formule são discutir e vislumbrar as conexões existentes entre os diversos elos da cadeia produtiva da área, além de promover a interdisciplinaridade para estudantes e interessados no conteúdo por meio do debate.
No dia 02 de maio, a fotógrafa Maria Chaves, o designer Daniel Edmundson e os advogados Adriano Araújo e Ticiano Gadêlha falam, respectivamente, sobre pluralidade de projetos, mediação entre artistas e a administração de suas criações.
Saiba mais sobre os palestrantes
Maria Chaves é sócia diretora da Proa - Marketing Cultural e Projetos, empresa de economia criativa embarcada no Porto Digital. Formada em Comunicação Social pela UFPE, com especialização em Economia da Cultura pela UFGRS e em Fotografia pela UCAM/RJ, é fotógrafa e produtora executiva de projetos de artes visuais, entre outros segmentos culturais.
Adriano Araújo é advogado diplomado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Pós-Graduado em Direito da Propriedade Intelectual (PUC/RJ). Fez cursos de extensão em Direito do Entretenimento (IBMEC/RJ), Curso Direito Audiovisual (Porto Digital/Porto Mídia). É consultor em Direito Autoral, Direito do Entretenimento e Direitos Culturais. Atuou como professor no Curso de Produção Fonográfica (AESO/Faculdades Barros Melo); professor de Legislação para Projetos Culturais (Universidade de Pernambuco/UPE); professor da disciplina Produção Cultural e Propriedade Intelectual/Pós-Graduação em Gestão e Produção Cultural (Faculdade Frassinetti do Recife/FAFIRE).
Ticiano Gadêlha é advogado, especialista em Direito da Propriedade Intelectual pela PUC Rio, com extensão pela FGV e mestrando em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento pelo INPI. Presidente das comissões de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB/PE), representante da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) em Pernambuco e Diretor Jurídico da Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC).
Daniel Edmundson é artista gráfico, ilustrador, designer, produtor e cineasta. Em 2005 fundou a mooz em Recife com Gustavo Gusmão e Eduardo Rocha. No ano de 2010 fundou a Bateu Castelo com André Hora, Pedro Alexandria e Malu Donanzan. Seus trabalhos de ilustração são fortemente reconhecidos pelo mercado. Participou do Bode de Natal, especial de natal da Rede Globo, gravado em Casa Amarela.