Palestras no polo Recife no Dia do Design .jpg
Palestras no polo Recife no Dia do Design .jpg
O curso de Design contou com vários eventos em novembro
Em comemoração ao Dia do Designer, o polo Recife da UNIAESO também contou com diversas palestras e oficinas durante os dias 09 e 10 de novembro.
No dia 09, o egresso Felippe Cavalcanti falou sobre a experiência na produção de embalagens 3D de produtos e as dificuldades de produzir sem ter o produto em mãos.
Alguns processos demoraram cerca de 1 ano para serem oferecidos como serviço:
“Eu não pensava em atendimento, como me posicionar. Só pensava no cliente que tava do outro lado do mundo (Índia) e eu tinha que entregar o produto"
Ele também falou sobre a questão de traçar estratégias para lançar uma marca de clientes que o procuram, e que tudo é feito após uma reunião que discute todos os pontos envolvidos no projeto.
A designer e ilustradora Luisa Vasconcelos falou sobre o processo de criação e técnicas como decoupagem, criação de cenários e como manter o estilo constante nas cenas da animação Mundo Bita, no qual trabalha há três anos:
"É muito difícil encontrar um estilo que seja de fácil entendimento para uma criança que está assistindo".
Falou sobre as variações das relações entre os estúdios que trabalhou e também deu dicas de como atuar no mercado e ter um portfólio organizado para conseguir manter prazos de projetos.
O aluno egresso do curso de Design na UNIAESO, Mattheus Moura veio falar sobre empreendedorismo na área de Design e contou sobre sua carreira e formação até a criação de sua empresa em 2023.
Desde 2020 que ele tinha criado o que vinha a ser sua empresa de fato e trabalhou na casa de sua mãe no início da carreira. Ele explicou que é preciso conhecer todas as áreas de atuação para descobrir qual nicho se adapta melhor para oferecer os serviços como profissional.
Além das palestras, o polo Recife da UNIAESO também contou com oficinas de Design de Superfície com a aluna de design gráfico, Maria Luíza Neves e Aquarela para Iniciantes, com o professor Guilherme Cahú.
No último dia de oficinas, o professor George Souza trouxe a oficina de Criação de Histórias em Quadrinhos utilizando softwares como o photoshop para começar a diagramar as histórias.
Também contou aos presentes quais referências de filmes que inspiraram quadrinhos e que inspiraram outros filmes na produção cinematográfica. Finalizou mostrando exemplos de live actions que derivaram de mangás e falou um pouco sobre a produção de mangás principalmente no Japão, que possui uma altíssima carga de trabalho.
O professor Antônio Nogueira ensinou as técnicas utilizadas no Blender, uma ferramenta que cria conteúdos em 3D e é muito usada para fazer modelagens, renderizações, animações e até mesmo pós-produção de conteúdos em 3D.
O professor Luiz Otávio, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da UNIAESO trouxe alguns curtas que foram exibidos aos presentes entre os eventos que duraram o dia todo no polo Recife.
Os curtas fizeram parte do Cine Design, que expôs curtas de animação em 2D e stop motion.