Amanda Nunes faz uma avaliação do cenário e alerta sobre os perigos desse tipo de automação em período de pré-campanha eleitoral
A Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP) realizou levantamento inédito no Twitter, popular microblog da web, e comprovou a ação de robôs na pré-campanha presidencial do Brasil. A análise, executada entre 22 de junho e 23 de julho, deste ano, coletou 5.415.492 postagens que abordavam assuntos de cunho político.
Com o objetivo de discutir o cenário, a aluna do 9º período do curso de Direito da AESO-Barros Melo, Amanda Nunes, fez pesquisa intitulada “Os bots e sua influência no princípio do poder democrático em rede”. O trabalho alerta para a presença de agentes automatizados que atuam em favor do interesse de uma minoria, muitas vezes com grande poder econômico, que recruta essas entidades para conduzir a formação de opinião na internet. O TCC de Amanda Nunes foi tema de entrevista, na Rádio CBN Recife, no programa apresentado pelo âncora , Mário Neto, na manhã desta sexta-feira, 27/07. Ao vivo, a universitária falou sobre a influência dos robôs nas eleições, como identificar perfis supostamente falsos na rede e se os partidos e políticos envolvidos com a prática podem ser punidos.
Confira a entrevista completa:
aeso -
direito -
bots -
campanhaeleitoral -
voltar